Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 290 Março 2019

Divulgação

Cuidados para não agravar o ceratocone

Córnea normal e com ceratocone

Cuidados para não agravar o ceratocone

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 30% dos brasileiros têm algum tipo de alergia. Desses, mais da metade desenvolve alergia nos olhos, importante fator de risco do ceratocone. A doença degenera, afina e deforma a córnea. Por isso, causa 70% dos transplantes no Brasil. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas, no interior do estado de São Paulo, o hábito de coçar os olhos é tão perigoso para quem tem ceratocone quanto o uso de lentes mal ajustadas.

Pesquisa realizada por Queiroz Neto com 920 portadores de ceratocone, mostra que 61% usam lente de contato para corrigir a visão, e desses 41% sentem desconforto. “O ceratocone é uma doença progressiva. As alterações na córnea podem acontecer em poucos meses. Quem não respeita os intervalos de consulta recomendados. para cada caso pode usar lentes desajustadas que prejudicam a visão”. Muitas pessoas chegam ao consultório usando lentes de contato indicadas para astigmatismo, mas a adaptação em ceratocônicos exige personalização, conforme cada irregularidade.

A maioria dos casos começa na adolescência. Pode estar relacionado à genética, alterações hormonais que podem provocar distúrbios no colágeno e desencadear coceira nos olhos, apneia obstrutiva do sono e a síndrome da pálpebra flexível que dobra durante a noite, causando olho seco. Outros sinais são: alteração frequente de grau, dificuldade de permanecer em locais ensolarados ou muito iluminados, olhos irritados e queda no rendimento escolar.

O oftalmologista ressalta que não é possível detectar o ceratocone com o exame de refração empregado na verificação da miopia, hipermetropia ou astigmatismo: “O diagnóstico é feito através de uma tomografia da córnea que mapeia suas duas faces, possibilitando flagrar a doença logo no início. Quanto mais precoce, maiores são as chances de escapar do transplante através do crosslink, único procedimento que interrompe a progressão da doença”. A cirurgia é ambulatorial, feita com anestesia local, e consiste na aplicação de riboflavina (vitamina B12) associada à radiação UV (ultravioleta) na superfície da córnea para aumentar sua resistência em até três vezes.

As dicas do oftalmologista para prevenir a piora do ceratocone são:

. Mantenha consultas regulares para ajustar suas lentes.

. Evite coçar os olhos.

. Aplique compressas frias em crises de coceira ou sensação de areia nos olhos.

. Dê preferência a soluções higienizadoras de lente sem conservante para evitar irritações oculares.

. Só use colírio com corticoide sob supervisão médica para afastar o risco de glaucoma.

. Interrompa o uso de antialérgico caso use lente e sinta os olhos ressecados.

Faça polimento semestral das lentes com seu oftalmologista para eliminar resíduos que deformam a superfície.

. Use óculos escuros com proteção ultravioleta em locais ensolarados.

Responder