Edição 310Novembro 2020
Sexta, 04 De Dezembro De 2020
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Publicado na Edição 241 Fevereiro 2015

Benefícios do pilates para a coluna

Todos os músculos da coluna vertebral são trabalhados nas aulas de pilates, afirma a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética, Karina Ragazzi. “As técnicas de pilates auxiliam no fortalecimento da musculatura e também ajudam na reeducação corporal”, afirma Karina, ao alertar que é importante que a técnica seja aplicada por profissional capacitado. “Se o pilates for trabalhado da maneira inadequada, em vez de diminuir a dor e fortalecer a coluna, os exercícios podem desviar a coluna e causar mais desconforto”, observa a fisioterapeuta, frisando que a modalidade pode ser praticada por qualquer pessoa independente da faixa etária: “Mas, antes de iniciar as aulas, é importante fazer avaliação física com profissional qualificado”.

Karina relacionou tratamentos que ajudam aliviar a dor na coluna:

Alongamento – É indicado para aliviar as dores nas costas, pois ajuda a aumentar a elasticidade, melhorar a circulação e a postura. Durante a sessão, o paciente pode permanecer deitado na maca com a cabeça para fora apoiada na mão do profissional para que seja feito o alongamento.

Pilates Solo – O aluno faz os exercícios utilizando a força do próprio corpo. No solo, o praticante não conta com a ajuda dos aparelhos. A vantagem é que todos os movimentos trabalham a coluna lombar e o abdômen. Além disso, fortalece e alonga o corpo inteiro promovendo um equilíbrio e o alívio da dor.

Pilates Clínico – Objetiva a reeducação postural de uma forma mais dinâmica, rápida e prazerosa, ao contrário da técnica do RPG, que é estática pelo uso de posturas globais. É realizado através de exercícios específicos elaborados para estimular a musculatura que sustenta a coluna, não causando impacto nas articulações. Esse método proporciona melhora na postura, força muscular, flexibilidade, respiração, coordenação motora e equilíbrio.

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