Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 255 Abril 2016

Divulgação

Fisioterapia, para prevenir e tratar

Sessões para voltar à rotina

Fisioterapia, para prevenir e tratar

A fisioterapia ortopédica tem se mostrado eficaz para prevenir e tratar as diversas lesões e disfunções relacionadas ao movimento, lesões por esforço repetitivo, dores localizadas e mais uma infinidade de males que afetam nosso corpo. No caso das lesões que não podem ser prevenidas, incluídas as dores adquiridas nas práticas esportivas e nos afazeres do dia-dia, a meta é fazer com o paciente volte a sua rotina normal, com seus movimentos restabelecidos e com as suas dores amenizadas.

Conforme Igor Basques, especialista da Rede StarClub, de São Paulo, a partir do encaminhamento médico o fisioterapeuta definirá o tratamento adequado para o tipo de patologia: “Temos que trabalhar as diversas questões relativas à recuperação do paciente em conjunto para que ele fique plenamente recuperado e possa voltar a sua vida normal o quanto antes”.

Existem diversos recursos que costumam ser aplicados de acordo com a necessidade de tratamento de cada paciente. Além da ênfase nos tratamentos específicos, há orientações para serem seguidas no dia a dia. “Além da interação entre os profissionais de saúde, o paciente precisa ter em mente que o sucesso de seu tratamento ou prevenção precisa de sua dedicação e esforço. Portanto, nada de faltar às sessões ou interromper o tratamento por conta própria”, diz Basques.

Responder