Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 329 Junho 2022

Cuidados com seu pet na areia

Cuidados com seu pet na areia

Regras devem ser obedecidas

A presença de cães na areia da praia pode ser perigosa se não houver organização e respeito às regras. “Por contar com um amplo espaço e, geralmente, clima agradável, as praias da Baixada Santista costumam ser o ponto de encontro preferido de muitos tutores e seus amigos peludos”, afirma o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti: “Há quem aprove, mas há também quem torça o nariz para a presença do melhor amigo do homem na areia”.

Em primeiro lugar, frisa Filetti, é preciso ponderar que a areia da praia é um ambiente que contribui com o desenvolvimento de vermes adultos. Uma das doenças transmitidas por meio do contato com as fezes de cães infectados e, frequentemente, adquirida por pessoas na praia é a Larva Migrans Cutanea, mais conhecida como “bicho geográfico”. É uma doença de pele transmitida por larvas de um parasita intestinal comum em cães e gatos chamado Ancylostoma caninum.

Ao defecar na areia, o animal infectado libera ovos desse verme, que se transformam em larvas e podem penetrar na pele das pessoas, causando feridas e coceira. As partes do corpo mais afetadas são os pés, pernas e mãos. Para prevenir a possibilidade do pet transmitir a doença, Filetti alerta que ele deve ser submetido a exames de fezes a cada seis meses e, se necessário, vermifugado: “Recolher as fezes do seu animal em locais públicos também ajuda a evitar o problema”. No caso de fezes na areia, o problema atingirá a balneabilidade no mar.

Bem-vindo ao trabalho

Colaboradores da sede da Nestlé Brasil, na capital paulista, podem levar seus cães e gatos todos os dias para o trabalho. Trata-se da expansão do programa Pets at Work – uma iniciativa realizada em datas pontuais com programação especial tanto para o pet, quanto para o tutor. O programa faz parte do movimento #MelhorJuntos, criado pela Nestlé Purina para estimular a convivência de pessoas e seus animais de estimação em ambientes fora do espaço de casa. Nesta fase, o andar da Nestlé Purina foi o primeiro a se transformar em pet friendly.

Dicas do CEO da Upvet, Lisandro Corazza, para criar boas relações entre cães, tutores e colaboradores, em ambiente de trabalho onde a presença do pet é bem-vinda: adestre o seu amigo para ele saber os limites de comportamento dentro de um ambiente corporativo; mantenha alguns brinquedinhos próximos para ele se sentir à vontade; dê alimentos saudáveis de acordo com o seu peso, raça e idade, em um espaço que não atrapalhe os outros funcionários; promova um tempo para brincadeiras com o bichinho, no ambiente de trabalho; faça carinho sempre que ele se aproximar.

Responder