Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 327 Abril 2022

Divulgação

Roda será inaugurada em junho

Roda São Paulo: a maior roda-gigante da América Latina

Roda será inaugurada em junho

A São Paulo Big Wheel (SPBW) iniciou a montagem da maior roda-gigante da América Latina, a “Roda São Paulo”, que ficará em área de 4,5 mil metros quadrados, no Parque Cândido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, zona Oeste da capital. Com inauguração prevista para junho, o projeto integra as ações do governo do estado para revitalizar a região do Rio Pinheiros.

A roda é sustentada por cabos ou estais especialmente pensados para se integrar à paisagem urbana. Serão 42 cabines de observação com capacidade para até 10 pessoas, ar-condicionado, monitoramento por câmeras, interfones e wi-fi. A estrutura também terá iluminação cênica. Quando concluída, a Roda São Paulo, implantada com recursos privados, deve gerar 160 empregos diretos e indiretos. O empreendimento contará com outros 200 trabalhadores na montagem.

O local possui fácil acesso com linha de trem conectada ao metrô, ônibus, além de ciclovias permanentes e ciclofaixas de lazer montadas aos domingos e feriados. A expectativa é receber entre 600 mil e 1 milhão de visitantes por ano, cerca de 10% do atual público frequentador dos parques.

Para explorar o serviço na área a empresa pagará à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) R$ 141 mil mensais ou 10% do valor do faturamento bruto, prevalecendo o maior. Os valores serão transferidos à administração do parque. O entendimento também prevê apoio da SPBW na manutenção e robusto programa de inclusão social e educação ambiental a alunos de escolas públicas, além de beneficiários de programas e projetos sociais das comunidades do Jaguaré. Uma área de convivência integrada ao Cândido Portinari, será construída com materiais sustentáveis, pavimentos permeáveis, soluções de reuso de água e acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldade de mobilidade. A área vai ocupar apenas 3% do parque e receberá enriquecimento arbóreo, favorecendo a biodiversidade nas margens do rio Pinheiros. Será petfriendly.

Responder