Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Divulgação

Perda de audição

Tabagismo: além de doenças respiratórias e câncer

Perda de audição

Diretamente ligado a doenças respiratórias, diversos tipos de câncer e patologias cardíacas, o tabagismo pode estar associado à perda de audição. O alerta sobre os danos que o cigarro pode causar ao nariz, garganta e ouvido é feito pelo Hospital Paulista Otorrinolaringologia. Segundo o otorrinolaringologista José Ricardo Gurgel Testa, a perda auditiva pode ocorrer por conta da diminuição de fluxo sanguíneo na cóclea, órgão localizado na parte interna dos ouvidos e responsável por captar e transmitir os sons ao cérebro.

“O cigarro é composto por uma série de substâncias químicas tóxicas e altamente nocivas, que impedem a oxigenação do organismo, causando prejuízos irreversíveis às células do ouvido, como a perda de audição”, explica o especialista. Entre os componentes, o médico cita o cianeto de hidrogênio, gás utilizado para matar baratas, cupins e outras pragas e que age exatamente bloqueando a recepção do oxigênio pelo sangue, quando utilizado em altas concentrações.

Considerado um vício de cunho social, o tabagismo é uma doença causada pela dependência física e psicológica à nicotina, que afeta não apenas a saúde do fumante, mas também a das pessoas que convivem com ele. Para o otorrinolaringologista Domingos Tsuji, o vício pode desencadear alergias respiratórias, dores de cabeça e irritações nos olhos, entre outros males. Aos fumantes, os riscos são ainda maiores, podendo causar cerca de 50 patologias diferentes, como doenças cardiovasculares e câncer, por exemplo.

Entre os tipos mais frequentes de câncer, como o de pulmão, o médico alerta para o de laringe, que atinge as cordas vocais e a estrutura do órgão, podendo ser identificado ainda no início a partir de uma rouquidão. Segundo o especialista, é de extrema importância buscar um otorrinolaringologista caso rouquidões ou disfonias apareçam, para que o motivo real do problema seja identificado e tratado: “Outro tipo de câncer com alta prevalência em fumantes, e em pessoas que consomem muita bebida alcoólica, é o de boca, que atinge os lábios e o interior da cavidade oral, incluindo língua, gengiva e bochechas”.

Responder