RRR entram em campo
Nelson Tucci
De Ronado (Fenômeno), Rivaldo e Ronaldinho, os “3Rs”, todos devem lembrar…; e da máxima dos “3Rs” sustentáveis: Reduzir, Reutilizar e Reciclar? Pois é, desta última trilogia tratou Margarete Gandini, coordenadora dos regimes automotivos do Ministério da Economia, neste mês de agosto, logo após o Senado aprovar o Programa Renovar, de renovação da frota de pesados no país. Cumprido o rito, agora é saber quem fará o descarte correto dos veículos que sairão de circulação.
O governo já sabe quem trabalha com sucata, mas agora o objetivo é ter empresas que façam o desmonte aproveitando – e reciclando – todos os componentes e não apenas uma parte deles. “Podemos avançar mais nesse sentido, indo em busca de empresas que sejam especialistas na reciclagem de veículos, que possam dar o destino certo para todos os tipos de componentes”, diz a coordenadora.
Ela passou pelo Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea 2022), promovido pela Associação da Engenharia Automotiva (AEA), em São Paulo. Evento teve como foco a descarbonização da indústria e, como subtema, a reciclagem mereceu espaço.
Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br