Descontos aliviam pátios
Nelson Tucci
O plano emergencial do governo, para atender ao apelo das montadoras, ajudou a esvaziar os pátios de veículos. A ação durou exatamente um mês, de 7 de junho a 7 de julho, e consumiu R$ 650 milhões dos R$ 800 milhões previstos, com os descontos de até R$ 8 mil por veículos abaixo de R$ 120 mil. Estimativa, no fechamento desta matéria, era de 125 mil veículos vendidos.
Para os caminhões e ônibus – que só consumiram R$ 240 milhões, do total de R$ 1 bilhão disponibilizados – o prazo vai até setembro. Isto porque para os pesados é necessário dar baixa nos veículos antigos para receber o crédito para o novo e a burocracia atrasa a compra. Governo promete acelerar este processo.
É importante lembrar que, segundo a Anfavea (associação das montadoras), os efeitos do plano começaram a ser sentidos só na última semana de junho. Com o fim dos descontos, os preços já voltaram ao patamar que as concessionárias chamam de “normal”. Das montadoras que mais venderam, neste período de um mês, estão, pela ordem, Fiat, Volks e Renault.
A renovação de parte da frota de pesados, com os descontos, é uma boa medida. O esvaziamento de parte significativa dos veículos estocados nos pátios também é boa notícia, mas cabe destacar que tais ocorrências são paliativas. As 125 mil unidades vendidas agora no meio do ano representam, na prática, entre 13 e 15 dias úteis de produção. É importante para o setor que haja um fluxo de vendas acelerado e a queda da taxa de juros – que poderá ocorrer em agosto próximo – ajudará muito, uma vez que 70% dos veículos (novos e usados) adquiridos são financiados.Nelson Tucci é jornalista, editor de Veículos & Negócios, atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br