Edição 353Junho 2024
Terça, 16 De Julho De 2024
Editorias

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Divulgação

Compacto chinês agrada

T40 da JAC: alento para a marca vice-campeã em importação

Compacto chinês agrada

Nelson Tucci

Quem gosta de SUV, mas prefere um modelo mais jeitosinho, que encaixa melhor em sua necessidade e preferência, tem a opção do compacto T 40, da JAC. Um carro com design moderníssimo, todo estilizado, que faz sucesso entre muitos apreciadores de marcas importadas.

SUVs, sigla em inglês de veículos utilitários esportivos, são modelos que ganham a preferência do brasileiro nos últimos anos, mas que na real tratam-se mais de um apelo de marketing que propriamente modelos, porque nem todos têm capacidade off road.

Confesso que aderi aos SUVs. Resisti em um primeiro momento, porque esperava algo mais paquidérmico e, no entanto, o que se vê, e sente, são “carros de passeio” só mais esportivos – em sua maioria.

Andamos no T 40, compacto da JAC, auferindo o amplo espaço interno, na frente, e um excelente espaço para passageiros do banco de trás (desde que sejam somente dois adultos, ou três crianças).

A montadora chinesa parece ter acertado a mão novamente (a exemplo do T 5), com um bom carro a preço competitivo: R$ 60 mil. Um alento para a marca vice-campeã em importação que, a exemplo das demais, teve um ano pesado em 2017, mas com perspectivas bem melhores para este. A central multimídia, câmera de ré, ar, VE e todo o aparato tecnológico de costume atendem bem o motorista, que tem ainda volante multifuncional.

O motor é 1.5 VVT, de 16 válvulas. A suspensão é moderna, o carro estável e, portanto, bom de dirigir. Rodando com etanol, na cidade fez a média de 10 km e na estrada subiu para a média entre 11,6 e 12 km/litro. Para um carro de câmbio manual, o consumo pode ser melhorado. Faltou uma 6ª marcha, para viagens. A gasolina fez pouco mais, mostrando – durante a nossa avaliação – que o álcool pode ser mais negócio para rodar com o T40. No tanque, não no volante!

Agora vamos esperar o teste do irmãozinho mais novo, lançado neste mês, com câmbio automático de seis marchas e motor flex 1.6.

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Central multimídia, câmera de ré, ar, VE e todo o aparato tecnológico de costume atendem bem o motorista

T40: o SUV compacto da JAC, com amplo espaço no porta-malas

Responder