Turismo mais eficaz
O Instituto Ciudades del Futuro apresentou em videoconferência a Red Argentina de Destinos Turísticos Inteligentes (Red DTI-Ar), com a presença online de mais de 400 especialistas de todo o mundo, especialmente de 80 municípios da Argentina e representantes de entidades do Paraguai, Chile, República Dominicana, Colômbia, Curaçao, Brasil, Espanha, Costa Rica e França.
A Red DTI-Ar é um espaço de intercâmbio de experiências e destinos criados pelo Instituto Ciudades del Futuro (ICF) com a finalidade de impulsionar os destinos turísticos inteligentes da Argentina. Inclui grupos constituídos por prefeituras, organismos nacionais e provinciais, instituições acadêmicas, representantes do setor público e privado. Está de acordo com as referências da Red de Destinos Turísticos Inteligentes de Espanha, reconhecida internacionalmente.
“Queremos organizar uma rede associativa, operando entre todos, intercambiando experiências, e assim contando com o apoio técnico do Instituto Ciudades del Futuro e da Fundação Ciudad de la Plata”, afirmou Andrés Ziperovich, secretário geral da Red DTI-Ar. Acrescentou que há mais de um ano, quando surgiu a ideia, foram planejadas ações de capacitação e a possibilidade de fazer diagnósticos para saber desenvolver estratégias para tratar a transformação dos destinos em inteligentes.
O lançamento contou com apresentações de palestrantes da Sociedade Estatal para a Gestão da Inovação e Tecnologias Turísticas (Segittur); Rede Espanhola de Destinos Turísticos Inteligentes; Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas (Invat-tur); Rede Automática de Destinos Turísticos Inteligentes da Comunidade Valenciana; Associação Espanhola de Normalização (UNE); Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina; VisitBenidorm; Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte; Centro de Informática de Málaga; Fiware Zone; e as prefeituras de Montevidéu, Tequila (México) e San Antonio Oeste (Argentina).
A Red DTI-Ar promove a geração de destinos turísticos inovadores e sustentáveis, sobre uma infraestrutura tecnológica que:
. Assegure um projeto humano sustentável do território turístico, promovendo a inclusão e integração social e a acessibilidade universal;
. Catalogue as informações de perfis de turistas para melhorar a promoção digital do destino dos prestadores turísticos;
. Gerencie as informações sobre serviços turísticos e prestadores de serviços turísticos de destino para obter armazenamento, necessidades, benefícios e demandas;
. Facilite a interação e integração do visitante com o mundo;
. Incremente a qualidade da experiência turística no território; e
. Melhore a qualidade de vida da vida dos residentes fomentando a participação cidadã.
O ICF ajuda comunidades da Argentina no projeto e implementação de iniciativas inovadoras para o desenvolvimento humano sustentável e inclusivo.