Brotas é aventura!
Vocacionada para o Turismo – seja o Cultural, Rural, de Negócios e Eventos e de Estudos –, Brotas, no interior do estado de São Paulo é cada vez mais conhecida pela excelência de seus equipamentos e atrações no Turismo de Aventura (TA), ecoturismo e atividades ao ar livre. Trata-se de um turismo que utiliza os recursos naturais como cenário para prática de atividades físicas, de contemplação e interação com a natureza, preservando a natureza e respeitando os costumes locais, explica o secretário municipal de Turismo, Fábio Pontes, ao dar boas-vindas aos que buscam emoção e diversão no município.
Para orientar os visitantes, além do site www.brotas.tur.br, a secretaria mantém Ponto de Informações Turísticas (PIT) no portal de entrada da cidade, e em sua sede, na Praça Guilherme Trombini, s/nº, funcionando todos os dias, inclusive feriados, de segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas, sábados, domingos e feriados, das 9 às 15 horas.
Aos que buscam aventura, entre as muitas atividades de técnicas verticais, há opções, de arvorismo, o percurso acrobático aéreo entre árvores, o cachoeirismo, ou seja, a prática de rapel em cachoeira, o canionismo, que é a exploração de cânions encachoeirados utilizando diversas técnicas. O visitante também poderá se divertir praticando slack line, uma fita fixada entre duas árvores, a menos de 1 metro do chão, tirolesa e super bike
Para os que preferem as atividades aquáticas, é só inscrever em algum dos circuitos de rafting, que a descida em rios com quedas d’água e corredeiras, a boia cross, que utiliza uma boia especial para descer rios e corredeiras, ou ainda se banhar em uma das 20 cachoeiras abertas e regulamentadas para visitação. Há ainda kaiak rafting, mini rafting/floating, pesca, canoagem, stand up paddle…
Também é possível curtir balonismo, sobrevoando rios e cachoeiras, em datas previamente agendadas e com condições climáticas ideais. Mas se a ideia é ficar mesmo na terra, o visitante vai se encontrar em caminhadas a pé por trilhas e caminhos que cruzam ambientes naturais, ou cavalgadas, passeios de bicicletas do tipo mountain bike, ou ainda de quadriciclo e veículos 4×4, em estradas de terra por sítios. Ou ainda praticando birdwatching, só observando pássaros e animais nos bosques de Brotas.