Edição 367 Agosto 2025
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Domingo, 05 De Outubro De 2025
Editorias

Publicado na Edição 261 Outubro 2016

Recall é procurado por apenas 12,82%

Recall é procurado por apenas 12,82%

Levantamento da Fundação Procon-SP, com base no Banco de Dados de Recall, constatou que apenas 12,82% dos veículos chamados nas campanhas realizadas no 1º semestre deste ano compareceram às concessionárias para realizar os reparos que envolvem risco de acidentes. O dado preocupa, pois os recalls somente são realizados em casos de defeitos que colocam em risco a saúde e a segurança do consumidor. A baixa procura se deve tanto pelas fracas campanhas realizadas pelas montadoras quanto pela falta de informação dos consumidores, avalia o Procon-SP.


 

A Cnova Comércio Eletrônico S/A, responsável pelos sites do Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Barateiro, e-Hub e Cdiscount, ficou em primeiro lugar no ranking de comércio eletrônico do Procon-SP com 4.960 reclamações de janeiro a agosto deste ano. No mesmo período de 2015 a empresa recebeu 2.827 reclamações, o que significa aumento de 75%! Em segundo lugar ficou a B2W Companhia Digital, dos sites Submarino, Americanas, Shoptime e Soubarato, que dobrou o número de registros em relação a 2015, de 580 para 1.174. Em terceiro lugar aparece o Magazine Luiza; em quarto, Walmart, e em quinto, NS2.com Internet S/A, dos sites Netshoes e Zattini.

A não-entrega e atraso na entrega do produto estão entre as principais reclamações dos consumidores da Cnova, 61%, enquanto que a média do segmento para este tipo de problema é de 36%.

Cnova e B2W também lideram o item não-solução dos problemas. O índice de solução das duas empresas ficou em 73%. O índice mais próximo do desejado é do Walmart (90%), seguido por Magazine Luiza com 89% e NS2.com com 86%.

O Procon-SP orienta que o consumidor tem o direito de no ato da compra ter a informação do prazo de entrega, que deve constar no pedido e na nota fiscal (Lei nº 13.747/2009, a “Lei da Entrega”). Se o produto não for entregue no prazo estipulado o consumidor pode cancelar a compra e ter de volta os valores pagos, monetariamente atualizado, e a perdas e danos.

Para ajudar o consumidor a avaliar se é impulsivo na hora de consumir, o portal de educação financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Meu Bolso Feliz, elaborou um teste com 10 perguntas com exemplos de situações de compras para identificar se a pessoa é controlada emocionalmente ou se deixa levar por sensações momentâneas, estímulos promocionais ou para impressionar as pessoas. Acesse o link http://meubolsofeliz.com.br/teste/voce-e-um-comprador-impulsivo


 

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

Publicado na Edição 260 Setembro 2016

Aumenta em Santos venda de cigarros ilegais

Aumenta em Santos venda de cigarros ilegais

O volume de cigarros ilegais vendidos em Santos cresceu 60% entre 2010 e 2015, de acordo com o Ibope Inteligência, uma situação pior que a média do estado de São Paulo, cujo crescimento foi de 47% no volume de cigarros contrabandeados de origem paraguaia. Há quem entenda que entre as causas estão os reajustes dos impostos que incidem sobre esses produtos (o que para muitos ainda é muito pouco se comparado com os prejuízos que o tabagismo causa à saúde pública!) e a negligência dos governos em proteger …

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Publicado na Edição 259 Agosto 2016

A comissão de corretagem na compra da casa própria

A comissão de corretagem na compra da casa própria

Marco Aurélio Luz, presidente da Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (Amspa), divulgou nota para repudiar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de transferir ao consumidor a obrigação de pagar a comissão de corretagem na compra da casa própria. “Nós, representantes dos mutuários, acreditamos não ser justo que o comprador arque com taxas de 6% a 8% do valor do imóvel para quitar os honorários de um serviço que foi o vendedor que contratou”, diz o documento, ao frisar que a decisão “é um …

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Publicado na Edição 258 Julho 2016

Pampulha reconhecido como Patrimônio da Humanidade!

Pampulha reconhecido como Patrimônio da Humanidade!

Em meio às comemorações pelo reconhecimento do conjunto arquitetônico da Pampulha como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Instituto MRV oficializou parceria com o Projeto Conhecer para Cuidar que desenvolve atividades para despertar na sociedade o interesse pela memória e pelo cuidado com o patrimônio histórico e cultural do Brasil. De 8 de agosto a 10 de setembro, o Instituto sem fins lucrativos fundado pela MRV Engenharia patrocinará oficinas para crianças de montagem de maquetes de bens tombados do conjunto arquitetônico da Pampulha.

 


O governador Geraldo Alckmin …

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Publicado na Edição 257 Junho 2016

Para que o Greenpeace reveja posição contrária a transgênicos…

Para que o Greenpeace reveja posição contrária a transgênicos…

Ganhadores do Prêmio Nobel se organizaram para manifestar publicamente apoio aos transgênicos e pedir ao Greenpeace que reveja seu posicionamento contrário aos organismos geneticamente modificados (OGM). Até o momento, 110 laureados com o Nobel assinaram o documento, que pede que a Ong e seus apoiadores “reexaminem a experiência de agricultores e consumidores em todo o mundo com lavouras e alimentos modificados por meio da biotecnologia, reconheçam os pareceres da comunidade científica e das agências reguladoras e abandonem a campanha contra os OGM em geral, principalmente contra o arroz …

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Publicado na Edição 256 Maio 2016

CRC integra 2.821 cartórios no país

CRC integra 2.821 cartórios no país

Envolvendo a integração de 2.821 cartórios em cinco regiões do país, os 836 cartórios de Registro Civil de São Paulo, presentes em todos os municípios e distritos do Estado, já podem solicitar certidões de nascimento, casamento e óbito dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Piauí, Acre e Amapá, através da Central de Informações do Registro Civil (CRC). Em breve, Sergipe também fará parte do sistema. Além de presencial no cartório mais próximo, a solicitação pode ser feita pelo …

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Publicado na Edição 255 Abril 2016

“Ouvir é respeitar”

“Ouvir é respeitar”

Das 494.319 manifestações registradas pelas 358 ouvidorias das Secretarias de Estado de São Paulo e respectivos órgãos vinculados, 353.335, ou 71,5%, foram solucionadas, revela o relatório semestral (1º de julho a 31 de dezembro de 2015) da Rede Paulista de Ouvidoria. “Ouvir é respeitar”, sintetiza o ouvidor geral do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro: “Convidamos todos os cidadãos a utilizar o serviço prestado pelas ouvidorias e assim ajudar a melhorar os serviços públicos”. Acesse www.ouvidoriageral.sp.gov.br


Ao adquirir o kit Teste Sua Cor da Suvinil, o consumidor ganha …

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Publicado na Edição 254 Março 2016

Atenção ao utilizar o aplicativo “m-IRPF”

Atenção ao utilizar o aplicativo “m-IRPF”

Começou a entrega para a declaração do Imposto de Renda 2016 e, para facilitar a vida dos contribuintes, o aplicativo “m-IRPF” está disponível para que seja possível realizar o preenchimento e envio do formulário por dispositivo móvel. O programa permitirá que cerca de 90% do total de contribuintes possam realizar a ação através de tablets ou smatphones. Para Francisco Arrighi, da Fradema Consultores Tributários, é preciso que o contribuinte esteja atento às regras que impedem que a declaração seja realizada através dos dispositivos móveis, para que isto não …

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Publicado na Edição 252 Janeiro 2016

Consumidor & Cidadania – Edição 252

Consumidor & Cidadania – Edição 252

. Governador Geraldo Alckmin sancionou a lei nº 16.120/16, que proíbe os estabelecimentos comerciais de exigirem valor mínimo para compras com cartão de crédito ou débito. Quem não cumprir poderá ser multado, de R$ 570 a R$ 8,5 milhões, ter a suspensão temporária da atividade e sofrer intervenções administrativas pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), previstas no Código de Defesa do Consumidor.


. 36,8% dos consumidores brasileiros pretendem sair do vermelho em 2016, pagando todas as contas que estão vencidas, revelou a pesquisa do Serviço …

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Publicado na Edição 251 Dezembro 2015

Consumidor & Cidadania – Edição 251

Consumidor & Cidadania – Edição 251

. Os brasileiros já podem denunciar crimes de racismo pelo Disque 100, serviço do governo federal que recebe denúncias de violações de Direitos Humanos, que passou a contar com dois novos módulos: um para denunciar violações contra a juventude negra, mulher ou população negra em geral; e outro para violações contra comunidades quilombolas, de terreiros, ciganas e religiões de matriz africana. O disque é coordenado pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria de Direitos Humanos.


. Lista “Evite esses sites” …

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Publicado na Edição 250 Novembro 2015

Consumidor & Cidadania – Edição 250

Consumidor & Cidadania – Edição 250

. Para ajudar mutuários inadimplentes – segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mais de 57 milhões de brasileiros estão inadimplentes! – a Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (Amspa) lançou a 6ª edição da “Cartilha do Mutuário – Volume Inadimplência no Crédito Habitacional”. No formato de perguntas e respostas, o informativo contém 11 questões cruciais, que ajudam a orientar, de forma simples e prática, as principais dúvidas dos consumidores que estão com o pagamento em …

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Publicado na Edição 249 Outubro 2015

Consumidor & Cidadania – Edição 249

Consumidor & Cidadania – Edição 249

. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) proibiu a comercialização de chupetas, mamadeiras e bicos de mamadeiras customizados, todos considerados perigosos para uso infantil. O estabelecimento, físico e virtual, onde forem encontradas irregularidades estará sujeito a penalidades, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Para denunciar, ligue à Ouvidoria do Inmetro em 0800 285 1818.


. Para ajudar os mutuários que desistem de adquirir imóvel, a Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (Amspa) lançou a 5ª edição da “Cartilha do …

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Publicado na Edição 248 Setembro 2015

Consumidor & Cidadania – Edição 248

Consumidor & Cidadania – Edição 248

. Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) criou o “Placar da Justiça”, posicionado em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (Tjdft), em Brasília, para conscientizar e esclarecer cidadãos sobre o número de processos que chegam ao Judiciário e quantos desses poderiam ser evitados se setores de serviços regulados cumprissem a legislação e respeitassem direitos do consumidor. Estima-se que um novo processo chegue às varas e fóruns do país a cada cinco segundos. O Placar faz parte do movimento “Não deixe o Judiciário parar” e avalia …

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Publicado na Edição 247 Agosto 2015

Consumidor & Cidadania – Edição 247

Consumidor & Cidadania – Edição 247

. Com o slogan “Trabalhador que conhece seus direitos é trabalhador consciente”, o Ministério Público do Trabalho realiza campanha nos trens do Metrô e da CPTM, na Grande São Paulo. A expectativa é conscientizar que trabalhar sem descanso, não usar equipamentos de segurança, receber pagamento “por fora”, sem registro em carteira e fazer horas extras em excesso não é um bom negócio e que as práticas devem ser denunciadas. A campanha foi possível graças à reversão de multa por danos morais coletivos em acordo judicial após o MPT …

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Publicado na Edição 246 Julho 2015

Consumidor & Cidadania – Edição 246

Consumidor & Cidadania – Edição 246

. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou campanha que critica a inadequação do Núcleo de Apoio Técnico e Mediação (NAT), criado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), para analisar pedidos de tratamentos médicos em planos de saúde. O NAT será composto por operadoras e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e poderá analisar, antes do juiz, pedidos de cobertura de procedimentos médicos que foram negados pelas operadoras a seus consumidores. Para o Idec, o NAT pode prejudicar o direito à vida e …

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Publicado na Edição 245 Junho 2015

Consumidor & Cidadania – Edição 245

Consumidor & Cidadania – Edição 245

. Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) alerta que os cartórios não ligam e nem mandam e-mail para informar sobre um boleto não pago ou cheques sem fundos, estratégia comumente utilizada pelos golpistas. A manifestação se deve ao aumento na taxa de inadimplência do consumidor, com destaque para os cheques sem fundos, conforme pesquisa da Serasa Experian, que estimula o golpe do título protestado, em que falsários se passam por funcionários de cartórios para intimar o consumidor a quitar determinada dívida.


. Adão Lopes, CEO da …

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Publicado na Edição 244 Maio 2015

Consumidor & Cidadania – Edição 244

Consumidor & Cidadania – Edição 244

. Agência Bradesco da Avenida Pinheiro Machado, 656 e 658, Campo Grande, em Santos, foi autuada e multada pela Prefeitura em R$ 5.938,13, pela demora no atendimento a clientes. Cabe recurso. Conforme estabelecem as leis municipais 2331/2005 e 2825/2012, o tempo máximo de espera não pode ultrapassar 15 minutos em dias normais, 20 minutos em vésperas e pós feriados e 30 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos. Reclamações devem ser feitas na Ouvidoria Municipal, no térreo do Paço, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das …

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Publicado na Edição 243 Abril 2015

Consumidor & Cidadania – Edição 243

Consumidor & Cidadania – Edição 243

. Antes de comprar veículo usado, o consumidor deve estar atento às condições e, em especial, à documentação junto ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), por meio do portal www.detran.sp.gov.br, clicando “Consultas Detran.SP” e “Pesquisas de Débitos e Restrições de Veículos”. A consulta é gratuita, sem a necessidade de cadastro, bastando digitar os caracteres da placa e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).


. Curtas de qualquer formato, com duração de até 25 minutos, falados ou legendados em português, que envolvam …

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Publicado na Edição 242 Março 2015

Consumidor & Cidadania – Edição 242

Consumidor & Cidadania – Edição 242

. Procon-Santos passou a contar com portal na Internet, emwww.procon.santos.sp.gov.br, e, entre os serviços, uma inovação: o registro de reclamações a qualquer hora e lugar, o que é inédita no Estado de São Paulo. “O portal é a efetivação dos direitos para os consumidores que não têm disponibilidade de comparecer pessoalmente no Poupatempo, onde atualmente são feitos os registros do Procon”, destaca Rafael Quaresma, coordenador do Procon-Santos.


. Secretaria de Comunicação e Resultados (Secor) da prefeitura de Santos ampliou ações da campanha Cidade Sem Lixo e …

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Publicado na Edição 241 Fevereiro 2015

Consumidor & Cidadania – Edição 241

Consumidor & Cidadania – Edição 241

. Denúncias de poluição sonora em Santos podem ser feitas à Ouvidoria, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 0800.112056, no Paço, à Praça Mauá, s/nº, térreo, por e-mail ouvidoria@santos.sp.gov.br ou no site www.santos.sp.gov.br Para denunciar à noite e aos finais de semana, deve ser acionada a Guarda Municipal pelo telefone 193.


. Nove em cada 10 consumidores virtuais (93%) estão satisfeitos com as compras feitas pela internet apurou pesquisa nacional realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O …

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