Vira-lata, o queridinho do país

O Vira-lata, também conhecido como SRD, continua liderando o ranking dos pets mais presentes nos lares brasileiros, segundo a nova edição do PetCenso, levantamento realizado pela Petlove. A pesquisa, que consolida dados de mais de 1,8 milhão de pets cadastrados nas plataformas da companhia, incluindo e-commerce, plano de saúde, hospedagem e Clube de Descontos, revela informações sobre o perfil da população pet no Brasil em 2025. Além das raças mais comuns, o PetCenso também traz recortes por sexo, idade e espécie.
Desde 2016, o SRD ocupa o topo da lista entre cães e gatos. O dado reforça o avanço de uma consciência coletiva em torno da adoção, da inclusão e da valorização da diversidade animal, especialmente em um país onde cerca de 30 milhões de animais vivem em situação de abandono, segundo estimativas da OMS. No ranking de cães, o SRD é seguido por Shih Tzu e Yorkshire Terrier, duas raças pequenas e populares entre quem vive em apartamento. Entre os felinos, após o SRD, aparecem o Siamês e o Persa, reforçando a preferência por raças tradicionais e de aparência marcante, aponta o estudo. Outro destaque do PetCenso é a predominância de fêmeas. Entre os cães, elas representam 50,9% da base, enquanto os machos somam 49,1%. Entre os gatos, a diferença é ainda maior: 52,6% de fêmeas contra 47,3% de machos.
Entre os nomes preferidos para cães, o top 3 nacional é composto por Mel, Luna e Amora, refletindo uma preferência por nomes curtos e afetivos e comprovando, também, o dado de que as fêmeas têm dominado o cenário pet. Thor e Luke também aparecem em destaque, indicando forte influência de referências da cultura pop. Outros nomes que figuram entre os 10 mais populares são Nina, Maia, Meggie, Pandora e Theo.
Nos gatos, Luna é a campeã de popularidade, seguida por Nina, Mia, Mel e Lua. Entre os machos, Tom, Simba, Chico e Theo ganham espaço.
Na divisão por gênero, os nomes mais escolhidos para cães machos são: Thor, Luke, Theo, Bob e Apolo. Já para as fêmeas, os favoritos são: Mel, Luna, Amora, Nina e Maia. No caso dos gatos, os nomes masculinos mais frequentes são Tom, Simba, Chico, Frajola e Theo; entre as fêmeas, Luna, Nina, Mia, Mel e Lua lideram o ranking.
Entre as raças definidas, o ranking traz o Shih Tzu na segunda colocação (17%), atrás apenas do SRD, seguido por Yorkshire Terrier (6%), Spitz Alemão (5%), Lhasa Apso (3%), Golden Retriever (3%), Pinscher (3%), Dachshund (2%), Pug (2%) e Maltês (2%). A predominância de raças de pequeno porte mostra uma forte influência da urbanização e da vida em apartamentos nas escolhas dos tutores brasileiros.
No universo felino, os números são ainda mais expressivos: 86% dos gatos cadastrados são SRD. As raças mais populares entre os demais são o Siamês (5%) e o Persa (2%), seguidos por Maine Coon (0,7%), Angorá Turco (0,5%), Ragdoll (0,4%), Angorá (0,3%), American Shorthair (0,3%), Bombaim (0,3%) e Brazilian Shorthair (0,3%).