Edição 356 Setembro 2024
Edição 356Setembro 2024
Quarta, 09 De Outubro De 2024
Editorias

Publicado em 6/08/2022 - 7:04 am em | 0 comentários

Divulgação

Serasa se une a 45 empresas para oferecer negociação de dívidas

Ação ocorre durante agosto

Serasa se une a 45 empresas para oferecer negociação de dívidas

Em função do cenário atual da economia, a Serasa convocou executivos de diversos setores para buscar alternativas para ajudar milhões de brasileiros a pagar as suas contas atrasadas. Durante agosto, a ação oferecerá parcelamento de dívidas sem juros. “É a maior ação de negociação com parcelamento sem juros já realizada no Brasil”, diz Ignacio Dameno, diretor do Serasa Limpa Nome.

No período, estão sendo disponibilizadas mais de 48 milhões de débitos para renegociação em até 36 vezes sem juros. Os tradicionais descontos de até 90%, sempre oferecidos pela plataforma, também estão mantidos.

A ação surgiu depois de a Serasa realizar uma pesquisa que ouviu 2.645 endividados de todo o país. O levantamento mostrou que descontos e parcelamentos sem juros são os maiores motivadores para o consumidor quitar suas dívidas. 

Segundo Aline Maciel, gerente do Serasa Limpa Nome, essa é uma solução buscada pelas empresas para que os brasileiros endividados possam recuperar o poder de compra sem impactar a renda mensal. “Quando um inadimplente renegocia o débito, a dívida sai do seu nome logo após pagar a primeira parcela, o que o auxilia a retomar crédito”, explica Aline. “A ação foi a maneira que as empresas envolvidas encontraram para conter a alta da inadimplência”, complementa.

Estas são as empresas participantes: Claro, Ativos, Atlântico, Banco BMG, Banco Digio, Banco Digio, Banco Inter, Banco Losango, Banco Neon, Boticário, Bradescard, Bradesco, Bradesco Financiamentos, BTG +, Carrefour, Crediativos, Credsystem, Digio, DmCard, Eudora, FortBrasil, Grupo Tracker, Havan, Hoepers, Intacto, Ipanema, Itapeva, Itau, MGW Ativos, Money Plus, Multi Crédito, Nalin, Net, Nextel, Recovery, Renner, Riachuelo, Santander, Sascar, Sicoob, Sorocred, Uze, Via Varejo, VoxCred, Zema.

O Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa Experian mostra que o crescimento da inadimplência no Brasil desacelerou em junho, com aumento de 200 mil novos inadimplentes no mês frente à média de 400 mil registrada nos meses anteriores. Apesar da desaceleração, o indicador de inadimplência ainda é alto, com 66,8 milhões de brasileiros com o nome restrito.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os consumidores tiveram mais acesso a recursos financeiros no período, o que pode explicar esse avanço mais tímido da inadimplência no país: “A antecipação do 13º salário dos aposentados e os saques especiais do FGTS, por exemplo, possivelmente atenuaram a trajetória de crescimento da inadimplência, pelo menos no mês de junho”.

Em relação aos tipos de dívidas, o segmento de bancos e cartões permanece com a maior parte das contas atrasadas (27,8%), seguido de Utilities, contas básicas como água, gás e luz, (22,6%). Financeiras e Varejo vêm em seguida com, respectivamente 13,2% e 12,5% dos inadimplentes. Serviços (10,5%), Telefonia (7%) e Securitizadoras (2,2%) terminam o ranking de dívidas por setor.

Na comparação estadual, São Paulo fica no topo do ranking com 15,7 milhões de inadimplentes, seguido do Rio de Janeiro (6,7 milhões) e Minas Gerais (6,4 milhões).

A Serasa reforça que as ofertas disponíveis na ação não aplicam juros sobre o acordo de parcelamento, mas podem conter juros relativos ao atraso de pagamento.

Disponível nos canais digitais, a ação também pode ser negociada presencialmente nas mais de 6 mil agências dos Correios distribuídas pelo país que oferecem as condições e os descontos especiais da campanha mediante o pagamento de uma taxa de R$ 3,60.

O consumidor pode conferir se tem parcelas sem juros disponíveis por meio dos canais oficiais da Serasa: www.serasalimpanome.com.br, App Serasa no Google Play e App Store, 0800 591 1222, WhatsApp (11) 99575.2096.

Responder