Edição 352Maio 2024
Domingo, 16 De Junho De 2024
Editorias

Publicado em 2/09/2022 - 7:49 am em | 0 comentários

Divulgação

Secovi-SP divulga pesquisa do mercado imobiliário na capital paulista

Foram comercializados 5.955 imóveis residenciais novos

Secovi-SP divulga pesquisa do mercado imobiliário na capital paulista

A Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI), realizada pelo departamento de Economia e Estatística da entidade, apurou em julho a comercialização de 5.955 unidades residenciais novas na cidade de São Paulo. O resultado é 10,8% superior às 5.373 unidades vendidas no mesmo mês de 2021.

O VGV (Valor Global de Vendas) totalizou R$ 2,77 bilhões em julho e R$ 35,2 bilhões no acumulado de 12 meses (agosto de 2021 a julho de 2022) – valores deflacionados pelo INCC-DI (Índice Nacional de Custo de Construção), da Fundação Getúlio Vargas, referente a julho de 2022.

De acordo com a pesquisa, foram lançadas na cidade de São Paulo 4.500 unidades residenciais em julho, volume 35,1% abaixo do apurado em julho de 2021 (6.934 unidades). Em 12 meses (agosto de 2021 a julho de 2022), os lançamentos na capital paulista somaram 84.247 unidades.

Imóveis de 2 dormitórios responderam pelo lançamento de 2.683 unidades – 60% do total – e pelas vendas de 3.266 unidades – 55% do total do mês.

Imóveis na faixa de 30 m² e 45 m² de área útil foram responsáveis por 48% dos lançamentos (2.145 unidades) e 50% das vendas (2.998 unidades).

Por faixa de preço, os imóveis na faixa de R$ 240 mil a R$ 500 mil registraram 57% dos lançamentos (2.565 unidades) e 54% das vendas (3.203 unidades). Imóveis com preços acima de R$ 1,5 milhão lideraram com 41% do Valor Global de Oferta (R$ 17,5 bilhões).

Em julho, 47% das unidades vendidas e 41% das unidades lançadas foram enquadradas como econômicas, correspondendo, em termos absolutos, a 2.795 unidades vendidas e 1.832 unidades lançadas. O total da oferta disponível para a venda desse tipo de imóvel foi de 24.545 unidades (38% do total), com VSO (Venda Sobre Oferta) de 10,2%.

Nos outros mercados, a pesquisa apurou a comercialização de 3.160 unidades e o lançamento de 2.668 unidades.

PARCERIA – O Secovi-SP firmou parceria com a DataLand para o lançamento do Mapa Secovi-SP – Inteligência de Mercado. Trata-se de uma nova plataforma de desenvolvimento imobiliário e geoprocessamento voltada à redução dos riscos de investimentos, para potencializar as análises de viabilidade e orientar as empresas na tomada de decisões sustentáveis, de longo prazo, e na criação de cidades inteligentes.

Responder