Quinta e sexta-feira, Imesc realizará mutirão gratuito de DNA em Santos
O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, realizará em Santos, quinta e sexta-feira, 14 e 15, a partir das 9 horas, mutirão gratuito para coletar 283 materiais para investigação de paternidade – exame de DNA, o que equivale a quase 850 pessoas que serão periciadas, porque sempre serão coletados sangue de vários membros de uma única família. O atendimento, que já foi pré-agendado, acontecerá no Fórum de Santos, no Centro.
Na quinta-feira, 173 coletas acontecerão a partir das 9 até às 12 horas, e depois das 13 às 16 horas. Na sexta, mais 110 coletas, a partir das 9 horas. Coleta de material para o exame será para atender a demanda de perícias reprimidas na região. O mutirão servirá para contribuir para a prestação jurisdicional mais célere, cumprindo o requisito da perícia para que os processos tramitem e fiquem mais próximos da esperada decisão judicial que promete dizer o direito de cada parte envolvida no processo.
“A importância desses mutirões vai além da esfera legal. Proporcionar às famílias a oportunidade de resolver questões de paternidade não apenas estabelece direitos e responsabilidades legais, mas também contribui para o bem-estar emocional e a estabilidade familiar”, comentou o superintendente do Imesc, Ismar Marcílio de Freitas Jr.
Uma vez um filho sendo reconhecido, seus direitos ampliam, inclusive o direito à herança e ao pagamento de pensão alimentícia. Ter o nome familiar, o resgate a dignidade, a honra, a integridade psíquica e emocional são outros exemplos que advêm da identificação da paternidade. O pai também ganha o direito relativo à paternidade, como, por exemplo, visita.