Procon-SP quer ajudar consumidor a identificar produto falsificado
Para identificar a percepção do consumidor e a ocorrência de episódios com produtos falsificados, o Procon-SP está com consulta aberta no site www.procon.sp.gov.br, no qual convida o consumidor a responder questões relacionadas ao tema. “O objetivo é colher informações sobre a intensidade com que o problema vem acontecendo, identificar qual setor da economia é mais vulnerável à pirataria e quais ações o consumidor adota quando se depara ao receber um produto falsificado”, explica Marcus Vinícius Pujol, diretor da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP (EPDC).
O questionário contém perguntas simples e diretas, como se o consumidor já recebeu um produto falsificado, como se deu conta de que não se tratava de um item original, se causou danos; como combater a comercialização deste tipo de produto, além de informações sobre faixa etária, escolaridade etc.
“Com essa iniciativa, o Procon-SP poderá aprimorar suas ações de educação para o consumo, preparando materiais educativos, orientações e cursos mais detalhados e completos, além de contribuir com outros entes da sociedade que atuam no combate e na prevenção do comércio de produtos falsificados”, diz Wilton Ruas, diretor executivo da fundação.