Procon-SP notifica empresas sobre reembolso de passagens aéreas
Procon-SP notificou as empresas Latam Airlines Group S/A, Gol Linhas Aéreas S/A, Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A, Decolar.com Ltda., CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S/A e SV Viagens Ltda., 123 Viagens e Turismo Ltda. e Hurb Technologies S/A, solicitando explicações sobre procedimentos que envolvam reembolso de valores referente a aquisição de passagens aéreas, diante da crescente demanda de consumidores relatando dificuldades ou negativa de reembolso de valores referentes a compra de passagens aéreas. Nos últimos 10 meses foram mais de 8.000 reclamações registradas na instituição de defesa do consumidor.
As empresas têm até segunda-feira, 16, para apresentar as seguintes informações: quais as políticas adotadas para realização do reembolso de valores; em que casos, prazos e quais procedimentos são empregados para efetivação desse reembolso; se os mesmos procedimentos são aplicados para os programas de milhas ou outros tipos de recompensa ou bonificação; em que casos entende não ser cabível o reembolso e qual a base legal que fundamenta a negativa; se há aplicação diferenciada de procedimentos para os voos contratados e/ou cancelados durante a pandemia.
O Procon-SP também quer saber quantos voos foram comercializados no período de 19 de março de 2020 a 31 de dezembro de 2021; quantos destes foram cancelados; quantos reembolsos foram efetuados; qual política de cancelamento e reembolso foi praticada nesse período e, quantos pedidos de reembolso ainda não foram processados e finalizados e seus respectivos motivos.