Edição 355 Agosto 2024
Edição 355Agosto 2024
Domingo, 15 De Setembro De 2024
Editorias

Publicado em 10/12/2015 - 8:33 am em | 0 comentários

IPEM-SP realiza plantão de taxímetro em Santos e Mongaguá

Os taxistas de Santos e Mongaguá já podem acessar no site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) informações sobre os plantões de taxímetro: em Santos, hoje, a partir das 9 horas, com ponto de partida na Rua República do Equador, altura do número 175, na Ponta da Praia; e em Mongaguá, também hoje, a partir das 9 horas, no plantão na Avenida Governador Mario Covas Jr., 5.910. No caso dos plantões de regularização de taxímetro, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do equipamento devem comparecer.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm 10 dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência. Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do IPEM-SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;

Certificado de propriedade do veículo;

Certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao último exercício;

GRU quitada;

Comprovante de endereço;

Guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo IPEM-SP

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3235-7815 ou pessoalmente na sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Santos, na Rua Amazonas, 83, no Campo Grande.

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2016”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta “verificado até 2015”, pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma conforme o alvará.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras “1” e “2” podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

 O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio do telefone 0800 013 0522 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br

Responder