Evento reúne expositores e palestrantes do setor de bebidas não alcoólicas
Iniciado ontem, a 4ª edição da Softdrinks Tech encerra hoje no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista, reunindo 35 expositores e mais de 20 palestrantes em uma programação voltada para a indústria de bebidas não alcoólicas, que avança no Brasil com novos formatos de consumo, sabores e tecnologias.
O Brasil é hoje o 6º maior consumidor mundial de bebidas sem álcool. Entre os destaques de crescimento está a cerveja sem álcool, que registrou aumento de 200% segundo dados da Neotrust Confi. No cenário global, as vendas de bebidas não alcoólicas cresceram 33,3%, impulsionadas por demandas ligadas à saúde, isotônicos, funcionais e refrigerantes frutados.
A Softdrinks Tech programou conferências, oficinas de drinks, exposição, prêmio e rodada de negócios, totalizando nos dois dias 16 horas de conteúdo, além de visitas gratuitas à área de exposição e degustação. O evento terá painéis sobre tendências em bebidas de baixo teor alcoólico, estudos sensoriais, inovações em embalagens, biotecnologia e clean label.
Entre os expositores, Lapiendrius Flavors apresenta novos blends de sabores que unem funcionalidade e inovação sensorial para bebidas carbonatadas, funcionais e saborizadas. A empresa desenvolveu combinações de frutas cítricas como laranja, tangerina e limão, com foco em atender ao perfil atual de consumo.
Ingredion mostra soluções para redução de açúcar em bebidas, incluindo protótipos clean label e a linha Purecircle Clean Taste, que permite redução de até 100% do açúcar sem comprometer o sabor. A empresa também apresentará insights de seu estudo global sobre preferências de dulçor.
Arla Foods Ingredients traz soluções de whey proteins Lacprodan e Nutrilac ProteinBoost, que permitem o desenvolvimento de bebidas tipo suco enriquecidas com proteína, ampliando opções de produtos funcionais. As soluções possibilitam aplicações em bebidas para esportistas, crianças e consumidores com necessidades nutricionais específicas.
A Tropical S.A. participa com apresentação de práticas de governança e sustentabilidade. Entre as iniciativas estão o uso de embalagens Tetra Pak Bio, inventário de emissões de gases de efeito estufa, tecnologia de pasteurização não convencional e políticas de diversidade e inclusão em sua estrutura corporativa.
Marine Sugar lança um substituto do açúcar refinado produzido a partir de algas marinhas, com baixo índice glicêmico e até cinquenta vezes maior poder adoçante. O produto tem potencial para reduzir o consumo calórico e pode ser aplicado em bebidas, sobremesas e panificação.
Além da exposição de empresas e das conferências, o evento contará com a Conferência Nacional de Produtores de Kombucha, a Oficina de Drinks Não Alcoólicos com bartenders, o Prêmio Batalha dos Sabores para eleição do melhor refrigerante e uma Rodada de Negócios entre fornecedores, fabricantes e lojistas.