Curso on-line gratuito prepara jovens para o primeiro emprego
Oferecendo formação profissionalizante para o mercado de trabalho, o Instituto Proa abriu 35 mil vagas de seu curso on-line para jovens de 17 a 22 anos. As aulas começam em 27 de maio na plataforma Proa e os interessados devem se inscrever até 14 de abril em www.proa.org.br
Além de habilidades interpessoais, o curso oferece complementação opcional sobre Administração, Excel e Power BI, Varejo, Logística, UX Design, Promoção de Marcas, Educação Financeira ou Atendimento a Clientes.
As vagas são exclusivas para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas ou que estão concluindo esse ano. Elas são distribuídas por estado, sendo 15 mil para São Paulo, 8 mil para o Rio de Janeiro, 4 mil para Minas Gerais e 2 mil para o Rio Grande do Sul. Os estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Bahia terão 1 mil vagas cada e Goiás e Distrito Federal receberão 750 vagas, respectivamente.
Para Alini Dal’Magro, CEO do Proa, a oferta de cursos profissionalizantes é essencial para apoiar jovens que ainda estão buscando o primeiro emprego: “Os últimos dados do IBGE mostram que a taxa de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos é de mais de 23%. Isso significa que temos muitos recém-formados do Ensino Médio querendo trabalhar, mas com dificuldades de encontrar emprego por falta de formação técnica e comportamental”.
Para participar do processo seletivo, os interessados devem fazer a inscrição no site, depois responder a um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso.
O curso tem 100 horas e é dividido em quatro módulos, que preparam os alunos para o primeiro emprego. Os temas são: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Uma vez por semana, os jovens participam de encontros remotos ao vivo mediados por tutores.
Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São oito carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo Bmg).
Ao final do curso, os participantes receberão certificado de conclusão e acesso a plataforma exclusiva de vagas de emprego.