Futuro ainda mais sustentável
Gerdau celebra 123 anos de atividades em janeiro, fundada como uma fábrica de pregos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e hoje sendo reconhecida como a maior empresa brasileira produtora de aço, uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo.
Presente em vários países das Américas, com mais de 36 mil colaboradores espalhados pelo mundo, a Gerdau busca estar cada vez mais próxima da sociedade. “Alcançar os 123 anos é mais um marco importante na caminhada centenária da Gerdau”, afirma o CEO Gustavo Werneck: “Nos últimos anos, a empresa se transformou para se tornar cada vez mais resiliente e adaptada às necessidades atuais dos nossos clientes e demais stakeholders. Vamos continuar com nossa visão estratégica de longo prazo, unindo crescimento sustentável com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro”.
Atualmente, a companhia se destaca pela sua matriz de produção baseada na sucata metálica, tornando-se a maior recicladora da América Latina, com mais de 11 milhões de toneladas dessa matéria-prima sendo transformada em aço anualmente e cerca de 71% do aço produzido pela companhia proveniente do processo de reciclagem. O resultado é possuir uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO‚ e), com 0,86 t de CO‚ e por tonelada de aço, representando aproximadamente a metade da média global do setor, que é de 1,91 t de CO‚ e por tonelada de aço (worldsteel). A empresa tem como visão de longo prazo a meta de diminuir as emissões para 0,82 t de CO‚ e até 2031, com a ambição de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
“Neste momento de comemoração por mais um aniversário da Gerdau, gostaria de agradecer e reconhecer especialmente a todos que, dia após dia, nos ajudam a construir essa história: nossos colaboradores e colaboradoras, parceiros, clientes e fornecedores”, acrescentou Werneck: “Continuaremos investindo em soluções e serviços para atender aos desafios dos nossos clientes e gerar valor para todos os nossos stakeholders, visando nos tornar uma das empresas mais admiradas das Américas”.