Edição 367 Agosto 2025
Edição 367Agosto 2025
Domingo, 05 De Outubro De 2025
Editorias

Publicado na Edição 367 Agosto 2025

Divulgação

Porcelanato em bancadas

Coleção Venatino: inspirada no clássico italiano Carrara Venatino

Porcelanato em bancadas

Além do revestimento de pisos e paredes, o porcelanato pode ser utilizado na execução de bancadas de cozinhas e banheiros, o que é incentivado pelas marcas Roca Cerámica e Incepa, por meio das proporções dos superformatos, os tipos de acabamento e o portfólio de estampas. Junto com o apelo estético, a utilização do porcelanato nos projetos de arquiteturas assegura alta resistência ao desgaste e elimina ocorrências comuns no dia a dia como manchas, arranhões, trincas e preocupação com as altas temperaturas. “Acaba-se o sufoco de não poder apoiar uma panela quente ou uma assadeira que acabou de sair do forno em cima da bancada”, afirma Christie Silva Schulka, marketing Manager da Roca Cerámica e Incepa.

À frente das marcas Roca Cerámica e Incepa, o Grupo Lamosa no Brasil viabilizou a produção de bancadas de cozinhas e banheiros quando passou a oferecer tamanhos fora do padrão. Em vez do visual repleto de juntas entre as peças, o mercado passou a contar com um leque de grandes dimensões. No catálogo da Roca Cerámica estão disponíveis cinco possibilidades: 100 x 200 cm, 120 x 120 cm, 120 x 250 cm, 160 x 160 cm, e 160 x 320 cm, enquanto a Incepa oferece as medidas 100 x 200 cm, 120 x 120 cm, 120 x 250 cm.

Segundo Christie, essa variação é essencial para que a realização das bancadas seja efetuada sob medida e de acordo com as necessidades de cada espaço e estilo: “Seja em áreas internas ou externas, o material permite a total personalização”. Ela explica que o porcelanato não exige aplicação de produtos selantes ou impermeabilizantes, detalhando que o processo fabril das marcas já o torna extremamente resistente à umidade ou ao contato direto com a água.

Outro atributo importante diz respeito à espessura de apenas 7 mm que, além de mais leve para o manuseio do instalador, facilita o processo de cortes retos e esculpidos no porcelanato. A variedade de estampas também é atrativo. Mármores – desde o exótico ao clássico –, outras pedras e estéticas mais contemporâneas, como o concreto aparente, tornam os catálogos da marca completos para disponibilizar o estilo pretendido ao projeto. Quanto ao acabamento, que impacta no visual, eles influenciam no tipo de aplicação. No Micro Crystal (MC), além das cores mais vivas e intensas, a superfície distribui uniformemente a luz sobre o porcelanato, enquanto o Soft-Touch (ST) registra uma superfície macia ao toque devido ao processo de escovação aplicado à peça durante a fabricação. No acetinado, o acabamento Mate (MT) preserva a aparência natural, mas sem brilho. Com menos riscos aparentes por conta da baixa reflexão de luz, representa uma alternativa para quem busca praticidade, mantendo a beleza da bancada. Já para quem gosta de um toque mais natural, o Micro Relevo (MR), replica o toque natural da pedra.

Responder