Edição 367 Agosto 2025
Edição 367Agosto 2025
Domingo, 26 De Outubro De 2025
Editorias

Publicado na Edição 366 Julho 2025

Divulgação

Grupo Mendes. Navegar é preciso!

Primeiro pavimento do duplex com piscina: pé direito duplo, de 6 metros

Grupo Mendes. Navegar é preciso!

Paulo Mendes: impulsionar o progresso e manter o legado iniciado pelo pai

Sandra Netto

O Grupo Mendes celebra meio século de atuação no litoral de São Paulo com destacada presença nas áreas de incorporações, malls, serviços e energia. Iniciado pelo empresário Armenio Mendes, o Grupo construiu um portfólio confiável e diversificado, fruto de uma visão de longo prazo e profundo conhecimento do mercado. A origem do Grupo Mendes remonta à criação da Miramar Empreendimentos Imobiliários, em 2 de maio de 1975, responsável por projetos residenciais e comerciais que marcam o crescimento urbano da Baixada Santista. Hoje, a construtora e incorporadora realiza, com o mesmo espírito visionário de Armenio, projetos de grande porte na Ponta da Praia, em Santos, onde implanta seis torres de alto padrão, distribuídas em dois empreendimentos: Navegantes – onde estarão os edifícios mais altos do litoral paulista, com 155,15 metros de altura –, e Ilhas Resort.

No setor varejista, o Grupo realiza o VillaMar Shopping, em Praia Grande, com inauguração programada para 2027. Com 156,3 mil m² de área construída e 42,8 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), deve gerar entre 1.000 e 1.500 empregos durante a obra e, após a inauguração, cerca de 5 mil vagas diretas e indiretas, com 335 lojas – incluindo oito âncoras, oito semi-âncoras, três megalojas e 316 unidades satélites. “O VillaMar Shopping representa uma grande aposta para a região. Este projeto vai transformar o varejo em Praia Grande”, afirma o presidente do Grupo, Paulo Mendes. O grupo já administra o Praiamar Shopping, em Santos, inaugurado em 2000, com mais de 200 operações de marcas renomadas e cerca de 1 milhão de visitantes por mês. Já o Brisamar Shopping, inaugurado em 2007, em São Vicente, possui 21 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e cerca de 800 mil visitantes mensais.

O Grupo investe em projetos de uso misto, como o Praiamar Corporate. Inaugurado em abril de 2017, está integrado ao Praiamar Shopping e, em duas torres e 406 unidades autônomas, possui mais de 138 mil m² de área construída, destacando-se pela arquitetura, infraestrutura e soluções tecnológicas avançadas.

Mais nova integrante do Grupo, a operadora de energia solar Ineer Energia atende 485 municípios (que correspondem a 75% do território do estado de São Paulo) nas concessões da CPFL Piratininga, CPFL Paulista e Neoenergia Elektro, com cerca de 3 mil consorciados ativos. Fundada em 2021, com meta de atingir 310 MWp de capacidade instalada até 2026, a Ineer avança com projetos no Rio de Janeiro e Goiás, além da futura entrada no Mercado Livre de Energia. “A energia solar é hoje uma das principais apostas do Grupo Mendes para o futuro”, diz Paulo: “Nossa primeira usina foi conectada em 2023, e desde então crescemos rapidamente, com fazendas instaladas em várias cidades paulistas, principalmente na região de Boituva, onde há grande incidência solar. Estamos construindo um banco de energia que gera economia real para nossos clientes e contribui para um futuro sustentável”.

Contrato social da Miramar Empreendimentos Imobiliários Ltda. aponta o início das atividades do Grupo Mendes: 2 de maio de 1975

No Navegantes, duplex com piscina

Roberto Saviello lidera equipe de arquitetos

As torres Atlântico e Pacífico do Navegantes atingirão 155,15 metros de altura e serão os dois edifícios mais altos do litoral paulista. O megaempreendimento está sendo implantado em terreno de 8.852 m², na Rua Francisco Hayden, 39, e entregará uma das mais belas paisagens da orla santista. A altura, contudo, é apenas mais um detalhe no esmerado projeto do arquiteto Roberto Saviello – que também assina a arquitetura do Ilhas Resort –, que surpreende pela magnitude e exige a utilização de tecnologias avançadas e diferenciais inéditos para superar os desafios da construção.

Belas, as torres do Navegantes estarão distantes 70 metros entre si e terão linhas originais, fruto das unidades duplex com piscina – uma tendência que se observa em Miami, por exemplo –, que foram projetadas nos andares 21 e 22 e, após sete andares-tipo, também nos andares 30 a 34. Segundo Saviello, ao mesmo tempo em que os duplex com piscina proporcionam um movimento interessante no perfil das torres, o morador terá o prazer de viver em um apartamento de 500 m² hiper categorizado.

O primeiro pavimento do duplex tem pé direito duplo, de 6 metros, com ampla varanda gourmet com piscina, churrasqueira, sala para três ambientes, lavabo com adega, copa/cozinha, áreas de serviço e técnica, além da escadaria que dá acesso ao andar superior (também atendido pelo elevador), onde se distribuem quatro suítes. No pavimento superior, a suíte do casal é de cinema, com closet e banho exclusivos para cada um, sendo que o banho da senhora é dotado de jacuzzi. Na visão do arquiteto, o Navegantes é um empreendimento de luxo e alta qualidade, com apartamentos espaçosos, equipamentos modernos, áreas de lazer completas e senso de exclusividade.

Nas duas torres, há quatro tipos de planta, com 218 m², 227 m², 290 m² e 500 m², com até quatro vagas na garagem, e cada uma delas será atendida por conjunto de quatro elevadores. Entres tantos diferenciais e sutilezas, a varanda terá ponto de TV e churrasqueira a gás, pele de vidro em algumas suítes, estrutura que possibilita modificação e integração de ambientes nas plantas, aspiração central nas unidades, caixilharia de primeira linha com persianas blackout automatizadas nas suítes, tomadas USB na sala e suítes, área técnica com infraestrutura para ar-condicionado, infraestrutura individualizada para medição, infraestrutura na cozinha para máquina de lavar louça, triturador, coifa, hidráulica para geladeira e filtro, entradas social e de serviço independentes, banheiro de serviço e despensa, depósito individual no pavimento de garagem.

O lazer está distribuído em mais de 8.000 m² no 4º pavimento, com espaço baby, jogos teen, jogos adultos, fitness, pilates, raia coberta, spa que integra sala de massagem, sauna úmida e sauna seca, pub com terraço externo, espaço gourmet, salão de festas, bangalô, pool house, piscina com hidromassagem, piscina infantil, solarium, bar da piscina, mirante, pet place, quadra de squash, quadra de tênis, praça xadrez, bicicletário.

Visando o funcionamento confortável de todo o complexo, o Grupo Mendes utiliza modernas tecnologias nas diferentes etapas de construção, por meio de novos sistemas e ferramentas, e a contratação de projetos específicos em várias áreas. Responsável técnico pela execução da obra do complexo Navegantes/Ilhas, o engenheiro civil Cláudio da Rocha Soares conta que a precursora das inovações foi a simulação em túnel de vento realizada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na capital paulista. Utilizando uma maquete do complexo, monitorada por sensores em pontos estratégicos, foram feitas simulações de cargas de vento que podem incidir sobre a estrutura, cujos resultados servem de referência a inúmeros projetos, especialmente o estrutural.

“Considerando a análise de vento feita no IPT, os projetistas determinaram a devida rigidez da estrutura, para que ela gere conforto e habitabilidade”, disse Soares. Para garantir a estabilidade e segurança do complexo Navegantes/Ilhas Resorts, foi implementado sistema de fundações profundas de grande escala. O trabalho envolveu a instalação de 800 estacas escavadas, com diâmetros variando entre 80 cm e 1,50 metro, e atingindo impressionantes 64 metros de profundidade. Esta etapa crucial de engenharia foi executada ao longo de 26 meses pela Fundesp Fundações Especiais, especializada em obras de grande porte e com experiência nesse tipo de projeto.

O engenheiro do Grupo Mendes destacou que o embasamento dos edifícios do Navegantes, compreendendo as lajes do térreo, garagem 1, 2, 3 e pavimento de lazer – cada com cerca de 9.000 metros quadrados –, são protendidas nervuradas. Para suportar as cargas previstas, foi utilizado concreto, fornecido pela Supermix, com resistência FCK 50 até o 24º pavimento; do 24 ao 28, FCK 45; e daí para cima, o FCK 40: “Fizemos um escalonamento das resistências, de acordo com o projeto estrutural, pois na medida que o prédio vai subindo, as cargas vão diminuindo”. Todos os serviços de concretagem foram fornecidos pela Supermix.

Os estudos realizados no túnel do vento também colaboraram com o desenvolvimento de outros sistemas inseridos no contexto da execução e que exigiram a contratação de consultoria especializada. O projeto de esquadrias é um deles, com a tipificação das esquadrias de alumínio e vidros que serão utilizados. Outro é o projeto de fachada, que combina diferentes elementos, como vidro, pastilha de porcelana, pele de vidro, brise de alumínio. Também foram realizados projetos especiais para impermeabilização e até para escadas, pois nas unidades duplex há nada menos que 53 escadarias artísticas, em leque, com degraus em balanço.

Conforme o cronograma de obras, até o final de 2026 serão entregues as torres Atlântico, do Navegantes, e Capri e Maiorca, do Ilhas Resort. As torres Pacífico, do Navegantes, e Bali e Santorini, do Ilhas, estarão prontas até o final de 2027. Atualmente, no canteiro do Navegantes, a Miramar conta com 400 colaboradores, 250 diretos e cerca de 150 terceirizados. A torre Atlântico está com várias frentes em execução, como a de superestrutura no 31º pavimento, no total de 45, e internamente com início de acabamentos. Na Pacífico, no final de julho, a fase é de embasamento. “Na medida que for evoluindo a estrutura, outras etapas, outros sistemas vêm atrás. É uma sequência dentro de ciclos pré-determinados. Estamos dentro do cronograma”, diz o engenheiro, ao explicar que a mão de obra própria executa a estrutura, carpintaria, revestimento de massa, contrapiso, impermeabilização, ou seja, serviços que adotam esse conceito de sequência. Já o trabalho de pintura, gesso, esquadrias de alumínio, fachada, é terceirizado.

Entre tantos os diferenciais no canteiro, em função da tipicidade da obra, foi adotado o transporte vertical e horizontal mais ágil, por meio de gruas, que oferecem maior capacidade de carga. Na concretagem das lajes a opção foi pelo contrapiso autonivelante, que chega pronto, em betoneiras, e é aplicado por bombeamento. Outro processo que agiliza a obra é o sistema de parede modulada. Para que a sintonia seja perfeita, a Miramar contrata empresa de gestão de qualidade da obra em todas as etapas, que produz avaliações periódicas, com relatórios mensais.

Responsável pelas instalações elétricas, sistemas e apoio às instalações hidrossanitárias, o engenheiro Marco Aurélio da Cruz destacou que, após tratativas com a CPFL, o Navegantes/Ilhas Resort terá busway, ou barramento blindado, homologado, que será utilizado para atender todo o projeto, permitindo transferir de forma segura e mais eficiente uma grande carga elétrica. Será o primeiro empreendimento da região com este sistema. “A CPFL já publicou regras, chamadas GEDs (Guia de Especificação de Distribuição), que regulamentarão a forma de fazer o barramento brindado para os próximos prédios”, salientou Marco Aurélio.

Com um sistema de energia robusto, o complexo terá capacidade para suportar a formidável demanda de todos os demais sistemas exigidos para funcionar. Seja da fachada, cujo projeto prevê iluminação especial em led em todo entorno dos edifícios, desde a Avenida Rei Pelé, passando pela Francisco Hayden e seguindo pela Rei Alberto, seja da mega área de lazer, especialmente a piscina, que terá iluminação realçando nuances de sua geometria, passando por bombas, aspiração central, elevadores etc.

Embarcando nesta potência energética, o engenheiro contou que foi definida a implantação de cabeamento estruturado, em função da necessidade de navegar em gigas e vencer as distâncias. A solução combina com a preparação do empreendimento do ponto de vista de garagens e áreas determinadas de estacionamento de veículos, onde haverá infraestrutura com rede dedicada a se comunicar, através de Wi-Fi, com carregadores elétricos que possivelmente serão colocados por moradores. O cabeamento estruturado facilitará também a automação, frisou Marco Aurélio, ao exemplificar que, no caso do Navegantes, que terá quatro portarias, a automação possibilitará total controle de acesso, para que a portaria 1 possa abrir as portas da portaria 2 – assim como da 3 e 4, e vice-versa –, com auxílio do monitoramento, por meio de sistema interativo de telas.

Torres Capri e Maiorca, do Ilhas Resort, e Atlântico, do Navegantes: entrega até final de 2026

Fornecedores tradicionais

Lazer do Navegantes está distribuído em mais de 8.000 m² de lazer no 4º pavimento

As obras do complexo Navegantes/Ilhas Resorts são realizadas com a participação de fornecedores tradicionais. Entre os principais, a Túzzolo Engenharia de Solos executou os serviços de sondagem do subsolo. O engenheiro Fábio Túzzolo ressaltou que, ao mesmo tempo em que parabeniza o Grupo Mendes pelos 50 anos de história, construindo e empreendendo com pioneirismo e excelência na Baixada Santista, ele recorda a antiga amizade do pai, Reynaldo Túzzolo, com o fundador do Grupo, Armenio Mendes. “É uma honra para nós poder acompanhar essa trajetória de sucesso”, disse Fábio.

Parabenizando o Grupo Mendes pelos 50 anos de atividades, a Drenamar Locação de Equipamentos destacou a parceria com a Construtora Miramar, colaborando na execução de sistemas de rebaixamento de lençol freático em obras urbanas. “Drenamar e Miramar: uma parceria sólida, que segue firme na construção do desenvolvimento regional”, afirmou Marcelo Franco.

A Areia Ita Material para Construção reforçou seu compromisso com a excelência e a parceria duradoura com a Miramar, parabenizando o Grupo Mendes pelo 50º aniversário. “Sempre atenta ao cumprimento dos prazos e à dinâmica do cronograma de execução, logística eficiente e materiais de qualidade”, comentou o diretor Daniel Morsch Porto Tinoco.

A Cerâmica Atlas parabenizou o Grupo Mendes, salientando o compromisso com o desenvolvimento do litoral paulista ao longo dessas cinco décadas, nas quais construiu grandes empreendimentos e uma reputação inabalável, baseada em ética, visão empreendedora e impacto positivo na sociedade. “Que este caminho vitorioso continue a inspirar o setor da construção civil e contribua para um futuro ainda mais promissor”, enfatizou a Cerâmica Atlas.

A equipe técnica da JM Pinturas parabenizou o Grupo Mendes pelos 50 anos e manifestou satisfação em colaborar com mais um empreendimento da Construtora Miramar, contribuindo com qualidade, atenção aos detalhes e os altos padrões que a construtora exige e representa. Segundo o diretor Jhefferson Cabral da Silva, a JM Pinturas atua nas obras da Miramar executando serviços especializados, entre eles, pintura interna das unidades residenciais (massa corrida, aplicação de selador e tinta acrílica premium); pintura de áreas técnicas, como reservatórios, caixas de escada e casa de máquinas; sinalização horizontal em garagens, com aplicação de piso epóxi e demarcação viária; aplicação de texturas projetadas e efeitos decorativos.

Para a Elevadores Atlas Schindler, fazer parte da história do Grupo Mendes neste momento especial é motivo de muita satisfação, ainda mais celebrar esta data com a participação no complexo Navegantes, um empreendimento icônico que marca uma nova era na construção civil da Baixada Santista. “Reforçar a parceria entre nossas empresas, estreitando laços que foram feitos há meio século, nos enche de orgulho”, frisa a Atlas Schindler, ao especificar que os elevadores que serão instalados possuem tecnologias de alta performance alinhadas às questões sustentáveis mais atuais.

Conforto e estilo no Ilhas

Projeto do bar da piscina no Ilhas Resort

O Ilhas Resort é implantado na Avenida Rei Alberto I, 160, em terreno de 8.737,17 m², e contemplará quatro torres: Maiorca, Santorini, Capri, Bali. O projeto do arquiteto Roberto Saviello definiu apartamentos de 2, 3 e 4 suítes, com plantas de 113 m² a 301,50 m², e área de lazer com 7.700,00 m², no 4º pavimento do empreendimento. Entre os diferentes espaços, piscina infantil com brinquedo aquático e solarium, piscina adulto, mirante, piscina com bar e lounge, piscina coberta com raia, playgroud, redário e pet place, lounge externo, praça lareira, quadra poliesportiva, spa, sauna seca, sala de massagem, e áreas internas, com salão de festas, churrasqueira, praça dos jogos, salão gourmet, jogos adulto, jogos teen, espaço baby, bar da piscina.

Em sintonia com o padrão de qualidade do Grupo, no Ilhas todas as áreas comuns serão entregues equipadas e decoradas, no pavimento de lazer haverá “piscina de areia” (espaço com revestimento antiderrapante, atérmico, monolítico e de acabamento polido com aspecto de areia), docas para serviços e espaço delivery, acesso eletrônico em áreas comuns específicas, sistema de monitoramento, facilidade de infraestrutura para carregamento de carro elétrico, tomadas USB na sala e suítes, persianas de enrolar preparadas para automação, varanda com ponto de TV e churrasqueira a gás.

Responder