Edição 351Abril 2024
Terça, 21 De Maio De 2024
Editorias

Publicado na Edição 351 Abril 2024

Divulgação

Terraços exclusivos

Kaiserstraße: residencial se comprime verticalmente

Terraços exclusivos

Projetado de forma paramétrica, o residencial Kaiserstraße, em Blumenau/SC, tem a pretensão de resgatar a qualidade de vida de uma rua tradicional da cidade catarinense, a Alameda Rio Branco, no Bairro Jardim Blumenau, ao mesmo tempo em que utiliza técnicas arquitetônicas que proporcionam exclusividade. O projeto arquitetônico é do escritório Alencar Arquitetura, com construção da Castelo Engenharia.

O empreendimento compreende torre de 11 pavimentos com amplos apartamentos dotados de varandas, em design único e escalonado, fruto de sua concepção de forma paramétrica, que usa tecnologia computacional e algoritmos para projetar geometrias complexas e novas formas. No projeto do Kaiserstraße, a técnica arquitetônica proporciona vistas exclusivas em um edifício que se comprime à medida que avança verticalmente. Fachadas inteiras de vidro valorizam a luz natural e ligam os apartamentos aos terraços – característica marcante da proposta –, transportando o morador a uma experiência de morar em casa.

O arquiteto Nicholas Alencar destaca que a concepção une diferentes frentes para resgatar e conectar o local em que está inserido. “O projeto traz um contexto muito urbano e ao mesmo tempo conservador. Concebemos um projeto residencial em uma rua tradicional com uma complexidade única. Além disso, ele reforça o pioneirismo que Blumenau teve no século passado, não só na arquitetura, mas também na música e na cultura. Chega para marcar a região, com uma arquitetura contemporânea, mas que resgata o passado de uma rua repleta de casas, jardins e piscinas, num movimento natural de morar”.

Combinando com a arquitetura paramétrica, o Kaiserstraße segue uma malha que regra ritmo, criando uma harmonia visual a quem passa e garante a mesma altura e largura às esquadrias. Painéis ripados compõem a ordem e reforçam a proposta de valorização da natureza.

O nome do empreendimento faz menção ao primeiro registro pelo qual a rua em que se localiza era conhecida na Blumenau colônia: Kaiserstraße, ou Rua do Imperador; hoje, Alameda Rio Branco.

Responder