Edição 353Junho 2024
Sábado, 22 De Junho De 2024
Editorias

Publicado na Edição 352 Maio 2024

Andre Mello/Divulgação

Imóvel dos sonhos

Piscina na cobertura do Mykonos: vista panorâmica de toda a baía

Imóvel dos sonhos

Sandra Netto

Adotando as novas tecnologias disponíveis no mercado da construção civil, a Engeplus Construtora e Incorporadora está entregando em Santos o Residencial Mykonos, na Rua Ricardo Pinto, 63. Trata-se do maior residencial realizado pela empresa – que este ano completa 36 anos de atividades – e compreende 144 apartamentos, com todas as comodidades do imóvel dos sonhos, espaços de lazer para toda a família e localização excepcional, perto da praia, do shopping Praiamar, supermercados, restaurantes.

O Mykonos celebra mais um empreendimento concluído com a atuação de três gerações da família de engenheiros, combinando a experiência do idealizador Roberto Barroso, a disposição de inovar de Roberto Barroso Filho e o gás do primogênito Diogo Godinho Barroso. Em sintonia com o PBQP-H, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, e ISO 9001, o resultado pode ser conferido na majestosa torre de 32 andares, que já se tornou ícone na tranquila rua do Bairro Aparecida.

O projeto arquitetônico é do escritório Passarelli Zonis Arquitetura e Engenharia. Para a arquiteta Maria Cecília Passarelli, o Mykonos é um empreendimento diferenciado, construído em terreno de 2.700 m², com 75 metros de frente: “Isso é muito raro na nossa região. Com toda essa frente pudemos criar um edifício com grande distância dos vizinhos e vista para todas as direções, principalmente para o mar. Os apartamentos são ótimos, espaçosos, ensolarados, e o edifício possui área de lazer completa, com piscina na cobertura, acima dos edifícios próximos e vista de toda a baía”.

As unidades de 2 e 3 dormitórios, com 1 ou 2 suítes, possuem área útil que variam entre 99 m² e 133 m². Os apartamentos-tipo estão a partir do 3º pavimento até o 31º, além de três unidades penthouse do 30 ao 32º pavimento. Alguns dos espaços de lazer estão na cobertura, como o salão grill com churrasqueira, salão de jogos e piscina aquecida com deck – que oferece vista espetacular da orla de Santos. Já os demais itens estão no 1º mezanino (salão de festas com bar) e no 2º mezanino (academia e brinquedoteca). Todas áreas de lazer e comuns estão sendo entregues decoradas, mobiliadas e equipadas.

As áreas de estacionamento estão distribuídas no subsolo, térreo, 1º e 2º pavimentos, totalizando 303 vagas, quatro das quais dotadas de carregador para veículos elétricos. O sistema funciona com cartão eletrônico, que está vinculado ao número da unidade, com o valor sendo cobrado junto com a taxa condominial. Embora não prometido no memorial, a Engeplus deixou passagem no chaft, em todos os andares, para quem futuramente quiser instalar tomada individualizada na própria vaga de garagem.

Entre as características inovadoras, o Mykonos é o primeiro empreendimento em Santos a aplicar o sistema de fachada ventilada, da Portobello. É uma fachada não aderente, com permite o uso de revestimento de grandes formatos, cujas peças não são coladas na parede, mas fixadas com estrutura de alumínio, dando distanciamento entre a fachada e o revestimento, melhorando assim a qualidade térmica e acústica. Empreendimento 100% LED, a iluminação da fachada impressiona com a utilização de perfis de LED na parte de baixo, formando desenhos abstratos, enquanto as varandas exibem perfis de LED em “U” no teto.

“Nossa preocupação com a sustentabilidade está presente desde o período de obra, com utilização de energia proveniente de fazenda solar e água do lençol freático nas fundações”, comentou Diogo, ao frisar que o empreendimento é dotado de sistema de água de reuso e os elevadores possuem eficiência energética e Inteligência Artificial: “Dos modelos fabricados no Brasil é o mais rápido, com a velocidade de 2,5 metros por segundo”.

A gestão da obra foi modernizada com a utilização de software, que ofereceu soluções de planejamento, cronograma, acompanhamento, diário de obra, e que incluiu consultoria. “Com esta inovação, todo o cronograma da obra ficou disponível em nossas mãos, com todas as equipes tendo acesso, em tempo real, ao avanço físico da obra”, explicou Diogo, ao considerar que a plataforma permitiu, por exemplo, realizar quatro obras simultâneas, com tudo programado e organizado. Além da entrega do Mykonos, o grupo está construindo os residenciais Ilha de Malta e Bali, pela Engeplus, e o Piazza, por meio da Engelife, tudo bem absorvido pelo mercado.

A Engeplus também criou um aplicativo próprio, disponibilizando aos clientes todas as informações, desde a fase de obras, projetos e documentos referentes à unidade. A ferramenta proporcionou uma comunicação direta e rápida, facilitando o acompanhamento da obra, assim como o envio de comunicados, geração de relatórios, boletos, agendamento de visitas com a construtora, com total transparência para quem compra.

“As inovações que estamos trazendo são muito importantes”, destacou Roberto Barroso: “A empresa cresceu de forma expressiva e hoje contamos com cerca de 300 colaboradores. Tudo isso força a implementação de novas tecnologias, porque assim automatizamos alguns processos e conseguimos tocar mais obras simultaneamente”.

Ele avalia que o mercado está aquecendo de forma consistente desde o fim da pandemia, apesar do aumento de preços, alavancado pela demanda de pessoas de outras cidades, seja buscando imóvel para veraneio, ou residência: “Este movimento impulsionou as empresas a venderem mais e a lançarem mais. Além disso, muitas pessoas em busca da qualidade de vida e segurança compram apartamento em Santos, inicialmente para o lazer, com a pretensão de vir morar na cidade após a aposentadoria”.

Barroso revelou que a procura é grande pelos andares altos, especialmente aqueles com vista para o mar: “A prioridade continua sendo a varanda, cada vez maior, muitas vezes utilizada como sala de almoço, jantar, encontros sociais. Além disso, os clientes dão grande valor à localização, o que faz com que nossos terrenos sejam escolhidos a dedo, pois necessariamente têm que estar localizados perto de pontos de interesse, para que o condômino possa fazer tudo a pé”.

A crescente procura por imóvel também reflete a tendência da economia em face a outros investimentos, como Bolsa de Valores, pondera o diretor da Engeplus: “O imóvel continua sendo o melhor investimento. Além de beneficiar quem compra para morar, o investidor que compra durante a construção ganha o lucro imobiliário”.

A estreita relação entre o cliente e a construtora faz com que a Engeplus forneça prazo ao comprador para apresentar eventuais modificações no apartamento durante a obra. “O Mykonos teve mais de 100 unidades modificadas”, declarou Diogo: “Mantemos mão de obra própria que atende a solicitação com comprometimento”. Ele contou que algumas das mudanças mais solicitadas, como a nivelação do piso da sala com a varanda e a implantação de nicho no box do banheiro, passarão a ser adotadas nos próximos residenciais: “Nosso papel é ir se adaptando às necessidades do mercado, ao que o cliente quer. É este atendimento que nos diferencia, desde o momento da compra, durante a construção, na entrega e no pós-obra. O cliente não fica sem atendimento de maneira alguma”.

Andre Mello

Bem-vindo ao hall social: áreas comuns e de lazer com projetos da Scala Arquitetura & Interiores

Andre Mello

Grill na cobertura: conforto e praticidade aos moradores

Espaços decorados com esmero

O apartamento modelo – assim como as áreas sociais e de lazer – do Residencial Mykonos foi desenhado pela Scala Arquitetura & Interiores, sob o comando de Juliana Barroso, Eliane Manteck e Beatriz Oliver. Com área útil de 96,334 m² e terraço de 29,460 m², totalizando 125,794 m², a unidade é um convite a momentos inesquecíveis. “Cada detalhe do apartamento foi pensado com esmero, resultando em ambientes que refletem o melhor em design, conforto e qualidade de vida”, comentou Juliana: “Este é o lugar onde os sonhos se tornam realidade e onde cada momento se transforma em memória preciosa”.

Ao adentrar o ambiente, a sala de estar e jantar integradas proporcionam sensação de amplitude e acolhimento. A varanda gourmet é o local perfeito para desfrutar momentos de descontração e convívio com amigos e familiares. A cozinha foi equipada com móveis planejados. A área de serviço foi projetada para facilitar as tarefas do dia a dia, enquanto o terraço técnico oferece espaço para acomodar as condensadoras do sistema de ar condicionado.

Para quem precisa de espaço dedicado ao trabalho, um office foi concebido, com planejados. Já o dormitório infantil possui design lúdico e acolhedor, na temática zoo safari, e a suíte principal adota tons claros e transparências. O apartamento conta com banheiro social e lavabo. A decoração inclui móveis modulares, vidros, espelhos e tapetes diferenciados.

Andre Mello

Juliana, no hall social: design, conforto e qualidade de vida

Sala integrada à varanda gourmet

Varanda: convívio com amigos e familiares

Andre Mello

Residencial Mykonos: sonhos se tornam realidade

Confiança em parceiros tradicionais

A realização do Residencial Mykonos contou com a participação de renomados profissionais e empresas com forte atuação na construção civil do litoral paulista. A KGB Corretora de Seguros protegeu a obra com o seguro total, incluindo a cobertura responsabilidade civil, informou a CEO Leila Regina Kasprzak. “Agradecemos a todo time da Engeplus pela reiterada confiança em nosso trabalho”, enfatizou Leila.

Os serviços de sondagem do subsolo foram executados pela Túzzolo Engenharia. A empresa foi fundada há 33 anos e, conforme ressaltou o engenheiro Fábio Túzzolo, atua no mercado da Baixada Santista, atendendo a praticamente todas as construtoras da região.

O rebaixamento do lençol freático foi realizado pela Drenamar Locação de Equipamentos. De acordo com o diretor Marcelo Franco, a Drenamar é focada na locação de equipamentos para rebaixamento do lençol freático desde 1985. “Os equipamentos utilizados registram baixo consumo de energia”, acrescentou Marcelo.

A alvenaria foi feita com blocos cerâmicos da Ermida, adquiridos por meio da Tapinaré Representações, by Cristiane R. Soares. Segundo a representante, foram fornecidos blocos de furo vertical estrutural com MPA 4,5 e 6,0: “Os produtos são 100% naturais e seguem as normas internacionais de desempenho, possuindo certificações para que o cliente receba todos os produtos com qualidade, garantindo o conforto e a segurança da obra. Entre outras vantagens estão a baixa absorção de umidade, isolamentos térmico e acústico”.

A Drill Company Engenharia de Fundações realizou as fundações profundas em estacas escavadas com fluido estabilizante. O sistema foi adotado em função da natureza das cargas e tipo de solo no local, e não gerou problemas com a vizinhança, destacou o engenheiro Áureo Flores Jr., da Drill Co.

Os projetos de elétrica – incluindo reabastecimento de veículos elétricos –, instalações hidrossanitárias e instalações de telecomunicações foram realizados pela RC Engenharia. “Nos projetos, foram atendidos todos os requisitos das normas vigentes e especificados materiais certificados, entre outros cuidados, visando a segurança e conforto dos condôminos”, frisou o engenheiro Ricardo Ramos Cardozo.

Os materiais elétricos, de telefonia, interfonia, câmeras do circuito interno, além de materiais hidráulicos, foram fornecidos pela Beluz Comércio e Materiais de Construção. O diretor Luis Carlos dos Anjos declarou que a Beluz trabalha com marcas que obedecem às normas técnicas da ABNT: “Ficamos felizes em participar neste empreendimento maravilhoso da Engeplus”.

A Tecnicargo Geradores, maior distribuidor de grupos geradores MWM do Brasil, forneceu e instalou em modelo turn key um grupo gerador de 125 kVA para o Mykonos. “Nos responsabilizamos por todo o fornecimento, desde o grupo gerador, janelas de aspiração e exaustão antirruídos, quadros de transferência automática para administração e incêndio, fornecimento e instalação de eletrodutos e cabos e todo o encaminhamento de escapamento do equipamento”, comentou o engenheiro Leandro Gebara, diretor da Tecnicargo, que reside em Santos e acompanha os fornecimentos da região: “A Tecnicargo Geradores auxiliou o cliente fornecendo um desenho de instalação com a melhor configuração de instalação e ventilação do grupo gerador, proporcionando assim melhor rendimento ao equipamento”.

O edifício possui quatro elevadores Atlas Schindler, que combinam estilo, funcionalidade e flexibilidade. Possuem as mais recentes tecnologias para maior conforto e excelente desempenho ecológico. Os equipamentos são compatíveis com o Schindler Ahead, o portfólio de serviços ioT (internet das coisas). Os elevadores conectados contam com recursos de monitoramento a distância e análise para oferecer um serviço sob medida e novas opções de comunicação. Informações em tempo real são transmitidas pelo sistema Ahead ActionBoard, registrando dados operacionais de performance e informações gerenciais de forma clara e ágil aos administradores do edifício.

Todos os vidros do empreendimento, totalizando mais de 4.000 metros quadrados, foi fornecido pela Vidros Brazilglass. Com exceção da janela do banheiro das unidades, em mini boreal, todos os demais vidros são laminados e/ou temperados com dupla colagem, 3 + 3, ou 8 mm, que proporcionam conforto acústico, também ajudam o aspecto térmico e oferecem mais segurança, no caso de quebra, especificou o diretor comercial Elcio Santos.

Fortalecendo a parceria com a Engeplus, a Magenta Alumínio Ltda. participou de mais este empreendimento executando os caixilhos em alumínio branco e parte da fachada em “pele de vidro”. “Este tipo de esquadria colabora com a valorização do empreendimento”, afirmou o diretor João Magenta.

As pedras foram fornecidas pela Marmoraria Santista. “Estamos felizes e satisfeitos com o resultado e participação em mais um empreendimento de sucesso da Engeplus, firmando uma parceria de muitos anos, cumprindo prazos com pontualidade e alta qualidade em cada acabamento”, declarou o diretor André Glerean. Para o decorado, a Marmoraria Santista realizou as bancadas na cozinha e churrasqueira em granito negresco polido, banheiros em marmostone branco prime, ilha em mármore ônix translúcido natural, trazendo sofisticação para o ambiente proposto pela Scala Arquitetura.

Os serviços em gesso foram realizados pela JG Gesso. O sistema drywall foi aplicado nos forros e rebaixados, nos terraços dos apartamentos e áreas comuns, para receber iluminação direta e indireta. A empresa comemora 33 anos de tradição e a parceria com a Engeplus é motivo de orgulho para os diretores Bertolino Carvalho da Silva, o Galego, e Suzete Oliveira Damasceno.

A Tecnofas implantou o sistema de fachada ventilada no Mykonos. Segundo detalhou o diretor técnico Márcio Lourenço, ele permite a instalação de porcelanatos de qualquer formato, com a fixação sobre perfis em alumínio de liga 6063, parafusos e chumbadores em aço inox 304 e polímeros de alta performance: “O sistema alinha tecnologia, sustentabilidade e segurança ao projeto, com mais conforto térmico/acústico, versatilidade, além de reduzir patologias, como infiltrações e desplacamentos, com 10 anos de garantia”.

A Solution, loja oficial da Movement no litoral, forneceu os aparelhos de ginástica para a academia, os brinquedos educativos para a brinquedoteca e os jogos para o salão, que foi transformado em um completo espaço de entretenimento, com mesa de sinuca, pebolim e carteado. Com 12 anos de experiência no mercado, a empresa é focada em atender condomínios, hotéis e clubes, trabalhando com os melhores fornecedores. Além disso, oferece serviços de consultoria e design para criar ambientes personalizados, desde o planejamento até a instalação, destacaram os diretores Marcelo Ferreira e Patrícia Fujimoto.

A MD Antenas Comércio e Serviço forneceu e instalou diversos equipamentos no residencial, como a antena coletiva digital, amplificadores, automação de portões, sistema de controle de acesso, com destaque para os semáforos nas rampas das garagens, disse o diretor Diógenes Barros.

A Loja das Placas forneceu toda a comunicação visual do Mykonos, desde o letreiro com nome e número da fachada, confeccionado em aço inox polido, mais dois logos na entrada social, além das placas indicando espaços de lazer e numeração junto às portas dos apartamentos. A diretora Rosa Brazil explicou que as artes reproduziram os layouts enviados pela Engeplus: “Agradecemos a fiel parceria desta renomada construtora”.

A Power2Go forneceu e instalou sistema de recarga para veículos elétricos inteligente composto por quatro estações de recarga com individualização do consumo de energia por usuário e balanceamento de potência, solução desenhada especialmente para condomínios residenciais, informou Leonardo Rezende, da Power2Go de Santos.

A WE Home System foi responsável pela automação dos sistemas de iluminação, ar condicionado e TVs, no apartamento decorado. “Tudo é controlado pelo sistema Control4 e também integrado com a assistente virtual Alexa”, detalhou o CEO Elton Moreira.

Andre Mello

Edifício tem 75 metros de frente

Andre Mello

Mykonos: no 1º mezanino, salão de festas com bar

Andre Mello

Academia com aparelhos profissionais no 2º mezanino

Andre Mello

Brinquedoteca: no 2º mezanino

Responder