Em sintonia com o mercado
Sandra Netto
A Construtora Anamar está entregando em Santos o Residencial Costa Colômbia. Localizado na rua de mesmo nome, número 12, no Boqueirão, trata-se do 13º empreendimento de alto padrão da consagrada linha Costa, iniciada em 1981, que comemora 42 anos de atuação da Anamar no mercado imobiliário e marca a atuação de três gerações da Família Bastos. Conforme destaca o diretor Adelino Bastos, o Costa Colômbia contempla itens em sintonia com a moderna indústria imobiliária, de oferecer edifícios dotados de tecnologia, com plantas inteligentes, compactas e integradas, com soluções construtivas que buscam reduzir o impacto no meio ambiente.
“Diferente do que estamos acostumados a fazer, residenciais com apartamentos maiores e menor número de unidades, no Costa Colômbia decidimos seguir a tendência do mercado, de apartamentos menores, mais usuais, com a qualidade tradicional da Anamar”, definiu Adelino, ao destacar o projeto arquitetônico do arquiteto Roberto Saviello, com apartamentos de três e dois dormitórios, de 92 a 114 metros quadrados de área útil, com duas vagas de garagem.
“A premissa para o projeto foi criar apartamentos que tirassem partido das vistas privilegiadas do entorno, em relação a proximidade do Canal 4”, comentou Roberto. A torre única contempla cinco unidades por andar, com varandas gourmet generosas, as quais integram a sala, dormitórios e suítes, criando uma atmosfera de conforto e convívio: “Outra premissa inovadora foi a implantação do espaço fitness e espaço kids no térreo, com vista para os jardins, gerando conforto acústico muito agradável para o edifício como um todo”.
Com três opções de plantas, os apartamentos são entregues com piso em porcelanato, com exceção dos dormitórios, no contrapiso. “Para mostrar a funcionalidade e diferença de cada uma das plantas, a arquiteta de interiores Sarita Moraes projetou três decorados com móveis e eletrodomésticos modernos, tudo montado, pronto para morar”, observou o diretor da Anamar.
As vagas de garagens estão distribuídas no subsolo, térreo e três mezaninos. Acima dos mezaninos, sobem os 19 andares-tipo de apartamentos e na cobertura, no 23º andar, está o lazer coletivo – salão de festas e salão de jogos, espaço teen, piscinas adulto e infantil, churrasqueira, salão de festas e salão gourmet, além de área de cooworking, que estão sendo entregues montados e equipados. “Gostamos de fazer o lazer na cobertura”, disse Adelino: “Com sol o dia inteiro e a vista 360 graus de toda a cidade, do porto, do mar, seja na piscina ou no salão de festas, o morador aproveita mais, sol, liberdade, privacidade”.
A fachada do Costa Colômbia é suntuosa. Ela se estende pela Rua Colômbia, onde está a entrada social, até a esquina com a Rua Bolívar, com acesso de carros e serviços também por esta via. O diretor da Anamar salientou a solução na fachada principal, com o fechamento na parte dos três mezaninos com ripado de alumínio na cor imitando madeira, enquanto as demais fachadas e o fundo foram fechados com ripado horizontal, para proporcionar ventilação, na mesma cor do porcelanato, imitando a pedra de mármore.
Mário, Adelino e Leandro: três gerações da Família Bastos
O empreendimento marcou a atuação conjunta de três gerações da família Bastos. O patriarca Mário, com 89 anos, o filho Adelino, e os netos, filhos do casal Adelino e Elaine, Leandro, 32, e Amanda, de 30. “Meu pai está todo dia na obra”, contou Adelino: “Ele participa de tudo que é feito, desde as compras à conferência das entregas, deixando as questões mais preocupantes por minha conta. Meu filho Leandro também está sempre presente e cuida da área de marketing e inovações. Já Amanda atua no escritório”.
Os serviços começaram em março de 2020, no início da pandemia, com as dificuldades sendo superadas com a equipe de profissionais e fornecedores escolhidos para a obra. “Foi a primeira obra que acompanhei desde o começo, desde a fundação, aprendendo com os problemas e as soluções apresentadas”, declarou Leandro, ao destacar que a cada dia os clientes estão mais exigentes, em busca de inovações: “Desta vez trouxemos o carregamento de carro elétrico. Estamos sempre atentos e acompanhamos especialmente a questão da sustentabilidade, pois há soluções que tornam nosso produto mais atrativo, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida do morador”.
Ao avaliar o momento do mercado imobiliário em Santos, Adelino Bastos afirma perceber uma leve mudança de tendência, a indicar a necessidade de unidades maiores. “Embora o mercado não esteja saturado para os compactos, apartamentos novos de 150 a 200 metros quadrados poderão faltar num futuro próximo”.
No Costa Colômbia, entre os principais parceiros na obra, a Cortesia Concreto forneceu cerca de 8.500 metros cúbicos de concreto usinado – também denominado concreto dosado em central –, sendo 4.500 metros cúbicos para as fundações profundas, considerando que cada estaca consome média de 100 metros cúbicos diários, detalhou o arquiteto Nelson Fernandes, consultor da Cortesia. “Hoje o construtor recorre ao concreto usinado por perceber as vantagens técnicas e de segurança do produto, como o cálculo de todos os materiais que vão compor a massa do concreto”, explicou Nelson.
A alvenaria foi feita com blocos cerâmicos da Ermida, do Grupo Nivoloni, que há mais de quatro décadas fabrica blocos cerâmicos para a construção civil, seguindo normas internacionais de desempenho. “Por ser 100% natural, o bloco se diferencia de outros materiais na construção sustentável, pois preserva o meio ambiente”, afirmou Cristiane R. Soares, diretora da Tapinaré Representações, ao parabenizar a Construtora Anamar por mais este empreendimento.
Todo material hidráulico da Amanco, PVC e PPR, foi fornecido pela Comercial Casa D’Água de Santos Ltda. Segundo os diretores Ricardo e Joaquim, a empresa é tradicional parceira da Anamar e também foi responsável por parte do fornecimento das argamassas e rejuntes Votoran para assentamento e revestimentos internos e externos, juntamente com os exaustores de ventilação dos banheiros.
A EFA Empreiteira prestou os serviços de mão de obra com profissionais capacitados e treinados. De acordo com o diretor Eduardo Ferreira de Andrade, no Costa Colômbia a empresa executou a superestrutura da obra, que compreende a edificação erguida acima da linha do solo, como pilares, vigas e lajes, em concreto armado, além da marcação e a elevação de alvenaria, o reboco interno e externo, a colocação de contramarcos, regularização e impermeabilização de banheiros, contrapiso, azulejo e piso. Na fachada do edifício a EFA aplicou a Argamassa Projetada. “Através de uma pistola a massa é colocada na parede, com uma fixação melhor que a massa chapada no método convencional, possibilitando injetar uma camada de 7 a 8 cm”, contou Eduardo.
A WM realizou os serviços de instalação elétrica, atuando na obra desde a demolição das cinco casas e integrando a distribuição de energia em um relógio. Conforme detalharam os diretores Marcelo Angelo e Wescley Ferreira, foram executadas as tubulações elétricas, o centro de medições, quadros de medidores nos andares, aterramento e instalação de para-raios, quadros de disjuntores, equipados com DR contra choque, contra surtos de raios, para-raios estrutural, interfonia, tv a cabo, câmeras, sinalizações sonoras, iluminação das áreas comuns, portas com acesso de eletroímã. A WM Serviços Elétricos obedece as normas da ABNT e NR 10 e tem como responsável técnico o engenheiro eletricista Luiz Fernando Barbosa.
Otavio Alves Santa Rosa, diretor da Otávio do Piso Polido, fez os pisos da garagem no subsolo, nos três mezaninos e na calçada de entorno do Costa Colômbia. Ele detalhou que os serviços incluíram a diamantação para regularizar o piso, com cortes de dilatação, polimento e acabamento: “O piso de concreto com polimento diamantado ganha popularidade entre as opções de pisos e revestimentos cimentícios para áreas de alto tráfego, como garagem de edifícios residenciais, pela durabilidade, economia de manutenção, que combina com segurança e resistência”.
Com 35 anos de experiência, a Engecon Engenharia e Construção efetuou os serviços de impermeabilização do Costa Colômbia, no térreo, sacadas, jardineiras, lajes expostas, área de lazer da cobertura e piscinas. Conforme o diretor da empresa, engenheiro João Batista de Azevedo, este foi o oitavo empreendimento da Anamar que a Engecon impermeabilizou.
A Serralheria Anna Luiza atuou em diferentes áreas no Costa Colômbia, detalhou o diretor Estanislau Mendes. Além do sistema de portas de vidro que integra a sala e o terraço gourmet nos apartamentos, a empresa instalou alumínio na fachada, na cor amadeirada em pintura eletrostática, que imita ripado de madeira. Todas as esquadrias e os portões do prédio são em alumínio reforçado da linha Suprema. Para os três apartamentos decorados, a Anna Luiza fabricou e instalou o envidraçamento dos terraços e nos banheiros fez box até o teto: “O box até o teto prova que a decoração ficou mais moderna e funcional”.
Todos os vidros foram fornecidos pela Master Vidros. Conforme o diretor Alessandro Valentim, nas janelas foi utilizado cristal incolor 4 mm de espessura, enquanto no guarda-corpo das sacadas a opção foi pelo vidro laminado refletivo verde 8 mm de alta performanece. No gradil de entrada do prédio do andar térreo foi utilizado cristal verde 10 mm temperado.
A Positano Acabamentos forneceu diferentes tipos de revestimento. O diretor Mauro Orlandi Marques especificou: nas salas, porcelanato polido 84 x 84, da Delta; nos banheiros, sacadas, cozinha e áreas comuns, porcelanatos retificados 30 x 60 e 75 x75 Campânia Out, da Helena Revestimentos; no entorno da piscina, revestimento atérmico Scirocco; e na parte interna da piscina foi utilizado o porcelanato Ijal, da Almma. Na fachada o material é da Cerâmica Delta.
Há 27 anos no mercado, especialista em pintura de interiores, A Maranduba executou todos os serviços de pintura interna dos apartamentos, áreas comuns e de lazer do Costa Colômbia, oferecendo ao cliente Anamar excelência e qualidade no acabamento. “É muito difícil ter uma empresa que faça pintura com o mesmo capricho que a Maranduba”, enfatiza o diretor Hugo Maranduba.
Fernando Ferraz, representante da Cerâmica Atlas no Litoral de São Paulo, declarou que a fachada do Costa Colômbia recebeu revestimento em pastilhas de porcelana, no formato 5 x 5, referências B 2140 Branca e B 15941. A Cerâmica Atlas, com mais de 57 anos fabricando pastilhas de porcelana e revestimentos cerâmicos, apresenta soluções para espaços residenciais e corporativos a partir de cores e dimensões que personalizam projetos nos mais diferentes estilos arquitetônicos.
“Estamos satisfeitos por termos participado em mais este empreendimento da Construtora Anamar, selando uma parceria de muitos anos, cumprindo prazos com pontualidade e acabamentos com a excelência que compete ao padrão do empreendimento”, declarou o diretor da Marmoraria Santista, André Glerean, ao detalhar que em um dos decorados, a bancada e pia da cozinha são em lâmina Calacatta Gold. O material possui alta resistência e garantia de 10 anos quanto a não riscar e não manchar, além de ser resistente a alta temperatura de panelas. Já a escada da entrada do prédio é no granito Itaúnas natural, que proporciona um ar clean e sofisticado. Os materiais da escada de serviços, além das bancadas da cozinha dos apartamentos decorados também foram fornecidos pela Marmoraria Santista.
O paisagismo foi realizado pela Cleber Flores, com o fornecimento de espécies de plantas ornamentais.
A comunicação visual da fachada, destacando nome e número, foi confeccionada pela Loja das Placas. “O letreiro é em aço inox polido, que embeleza a fachada e garante melhor durabilidade”, salientou a diretora Rosa Brazil, ao explicar que a arte foi reproduzida conforme o layout enviado pelo cliente. Rosa acrescentou que “este foi mais um trabalho executado com muita atenção e capricho, dando continuidade a uma parceria de muitos anos, fruto de nossa credibilidade”.
A Matsumota Locação de Caçambas e Máquinas, que atende a Baixada Santista desde 1991, aproveitou o momento para agradecer a Construtora Anamar pela parceria e confiança.
Na cobertura, espaços de lazer para a família
Costa Colômbia: 2 e 3 dormitórios com varanda
Apartamentos decorados demonstram funcionalidade
Costa Colômbia: espaço fitness no térreo
Espaço kids no térreo, com vista para os jardins