Edição 357 Outubro 2024
Edição 357Outubro 2024
Quarta, 30 De Outubro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 354 Julho 2024

Fotos Sandra Netto

Além da entrega!

Lacca Vila Rica: 100% vendido, residencial, combina excelente localização, projeto bem resolvido e bom preço

Além da entrega!

Sandra Netto

A Edex Construtora e Incorporadora Ltda. está comemorando a entrega de seu terceiro residencial, o Lacca Vila Rica, na Rua Machado de Assis, 439, em Santos. Concebido com o padrão de qualidade presente nos empreendimentos anteriores – residenciais Blue Palm e Ravenea, ambos na Vila Rica –, o Lacca apresenta diferenciais em relação à concorrência e o resultado não poderia ser outro: a comercialização de 100% de suas unidades foi atingida há mais de um ano.

A realização do Lacca marca a consolidação de mais uma etapa do Edex Beyond. Trata-se de um programa com foco na satisfação e bem-estar do cliente, com o compromisso da construtora em continuar atendendo o condomínio mesmo após a entrega das chaves. “É uma forma de demonstrar o quanto a satisfação e bem-estar dos condôminos são importantes para nós, na verdade é a base principal dos nossos projetos”, comentaram o diretor Alessandro Falino e sua esposa e coordenadora jurídica, Christiane Falino, que juntos idealizaram o programa a partir do Ravenea, e agora, ampliado, estabelece até três anos de cuidados nas áreas mais importantes do edifício.

O projeto arquitetônico e do Lacca foi idealizado pelo arquiteto Carlos Alberto Monteiro Fernandes. A torre única ocupa terreno de 787,50 metros quadrados, com área total construída de 10.753,41 metros quadrados, totalizando 28 pavimentos, com subsolo, térreo, três pisos de garagem, pavimento com quatro unidades Garden, 20 pavimentos-tipo e dois pavimentos de lazer e serviços, nos 27º e 28º andares.

Conforme detalhou Carlos Alberto, o Lacca contempla unidades mais compactas, visando atender um público que deseja morar num imóvel totalmente equipado e alinhado com as novas tendências do mercado, sem abrir mão do estilo e conforto. “Seja para o jovem que saiu de casa, ou o casal em busca do primeiro imóvel, o Lacca oferece localização excelente, com a Via Gastronômica próxima, Canal 3 na esquina, empórios, restaurantes, shoppings no Gonzaga, tudo próximo, e tudo a pé”, disse o arquiteto.

A localização privilegiada conta com vizinhança formada por conjunto de prédios pequenos, o que proporciona vantagens na paisagem, ventilação e insolação, destacou Carlos Alberto, ao frisar que as unidades contam com infraestrutura e espaços para atender o público alvo. Os apartamentos têm quatro plantas diferentes, variando de 106 metros quadrados a 65 metros quadrados, com opções que oferecem uma ou duas suítes. Todas as unidades contam com varanda gourmet, terraço técnico e depósito privativo, com 1 ou 2 vagas demarcadas, sendo que as unidades Garden possuem piscina privativa. “A Edex não abre mão sobre alguns pontos no projeto”, enfatizou o arquiteto: “O terraço técnico, por exemplo, fica isolado, não sendo continuação da varanda social, que é confortável e utilizável, não apenas mobiliável”.

Os espaços de lazer e serviços estão nos dois últimos andares, com vista panorâmica de toda a cidade. Para o lazer, o Lacca é equipado com piscina, spa, deck molhado, solário, salão de festas integrado com varanda e churrasqueira, salão de jogos e academia com aparelhos para trabalhar todos os grupos musculares. Já no que diz respeito a serviços, o edifício conta com pequena lavanderia industrial e espaço coworking, uma necessidade nos dias atuais, não só para trabalhar, mas para receber, fazer pequena reunião.

Segundo declarou o engenheiro Leonardo Negrão, responsável pelo planejamento da obra e que atuou na implantação dos residenciais anteriores, os serviços transcorreram sem problemas. Ele acrescentou que todos os processos construtivos foram semelhantes e tiveram apenas como diferencial a incorporação de métodos de controle e fiscalização da mão de obra. “Entregar um produto com qualidade é sempre o objetivo de nossos processos”, emendou Leonardo.

Entre outros detalhes da construção, o Lacca possui sistema de reuso de água de chuva, gerador de emergência, preparação para instalação e infraestrutura de sistema de refrigeração tipo split, elevadores inteligentes e com regeneração de energia, sistema de câmeras de segurança, gás e água individualizados, entrada social e de serviço independentes, com sistema de semáforo, circuito interno de segurança, com câmeras de monitoramento e reconhecimento, que cobrem áreas comuns e elevadores.

A fachada do Lacca recebeu atenção especial e combina a leveza da textura da porcelana com a caixilharia se impondo no conjunto de dois jogos de varandas em cada pavimento, resultando em linhas não simétricas. No térreo, por meio do sistema de fachada ventilada, um painel de porcelanato de grande formato, na cor branca, de altíssimo brilho, exalta exemplares da palmeira Lacca, que dá nome ao empreendimento. Também no térreo foi concebida uma área externa integrada à calçada, com bancos e jardins.

A entrega do residencial é feita com áreas sociais e espaços de lazer equipados. Para a decoração de interiores, englobando mobiliário e acessórios, o projeto do arquiteto Carlos Alberto e da arquiteta Taís Capella foi desenvolvido em uma linguagem jovem, com foco no público alvo, combinando couro com tecido, cores neutras, como o caramelo, e uma leve pegada industrial, com detalhes em preto. Os arquitetos sintetizaram que, com esta receita – de boa localização, bom produto/projeto e bom preço – a Edex obteve a eficiente velocidade de vendas.

Para o advogado Marcos Gabriel de Souza e Oliveira, responsável pelo setor jurídico da Edex e coordenador do SAC, o relacionamento com os clientes está pautado na seriedade, organização e planejamento. “Nossa equipe tem o objetivo de projetar muito mais que edifícios, pois idealizamos ambientes que farão parte da trajetória da família”, sintetiza Marcos, ao pontuar que durante a obra o cliente teve a oportunidade de acompanhar e interagir com a Edex, através de aplicativo exclusivo.

No pós-obra, o diferencial é o programa Edex Beyond, por meio do qual a construtora busca aliviar o cliente do peso do início da instalação do condomínio. “Para o condômino curtir a sua nova casa com tranquilidade, auxiliaremos na gestão e execução das rotinas iniciais do condomínio”, explicou Marcos, ao listar a responsabilidade de manter jardins e instalações do edifício, incluindo os modernos equipamentos da academia. Por meio do Edex Beyond, a construtora também assume o compromisso de fazer a primeira grande lavagem da fachada e providenciar a decoração do primeiro Natal, com iluminação especial externa e árvore no hall social.

“Há dois aspectos muitos importantes no Edex Beyond”, resumiu o advogado: “Além de dar essa força inicial, o programa incentiva o condomínio a criar o bom hábito da manutenção preventiva, conforme diretivas que devem ser cumpridas para não perder a garantia do fabricante. Ou seja, o edifício assegura a garantia com a construtora e também a garantia que a construtora tem com o fabricante, fechando um elo de proteção ao investimento pela escolha da Edex”.

Entre os principais fornecedores do Residencial Lacca Vila Rica, as fundações profundas foram executadas pela Fundesp Fundações Especiais. A solução adotada foi o sistema de estacas escavadas, estabilizadas com auxílio de lama polimérica, bem mais limpa que a lama bentonítica e de descarte ecologicamente correto (biodegradável) e mais simples, informou o diretor de obras da Fundesp, engenheiro Ericson Ribeiro Dourado. O diâmetro principal das estacas foi de 1,20 metro, com algumas poucas estacas de 80 cm e 1 metro. “O dimensionamento correto dos equipamentos proporcionou um serviço seguro, dentro da boa técnica de engenharia com as estacas iniciando pela manhã e concluídas no final da tarde”, enfatizou Ericson.

A Ita Comércio de Areia e Pedra atendeu a Edex conforme o cronograma da obra, com entregas de areia, pedra, bica corrida e derivados, que foram utilizados em várias etapas, desde as fundações até a cobertura, passando pela estrutura, vedações, acabamentos e a finalização do empreendimento. “Para cada finalidade foi fornecido um tipo de areia ou pedra, variando a granulometria e a pureza do material exigido na obra”, declarou o diretor da empresa, Daniel Morsch Porto Tinoco.

A Otis instalou dois elevadores Gen2 Comfort de 28 paradas, com velocidade de 1,75 m/s e cabinas com a estética Ambiance. Os equipamentos não apenas proporcionam uma viagem suave e silenciosa, como são equipados com a solução de energia regenerativa Drive ReGen, que redireciona o excesso de energia gerado pelo movimento dos elevadores para o uso do edifício, resultando em até 75% de economia de energia em novas instalações e até 60% em elevadores modernizados.  Além disso, a iluminação em LED reduz o consumo de energia em até 80% e dura até 10 vezes mais que os sistemas convencionais, enquanto o modo standby desliga automaticamente luzes e ventiladores quando o elevador não está em uso.

A Tecnicargo Geradores, maior distribuidor de grupos geradores MWM do Brasil, forneceu e instalou em modelo turn key um grupo gerador de 75 kVA. “Nos responsabilizamos por todo o fornecimento, desde o grupo gerador, janelas de aspiração e exaustão antirruídos, quadros de transferência automática para administração e incêndio, fornecimento e instalação de eletrodutos e cabos e todo o encaminhamento de escapamento do equipamento, além do mais, trabalhamos muito próximos de nossos clientes na Baixada Santista”, comentou o engenheiro Leandro Gebara, sócio diretor da Tecnicargo, que reside em Santos e acompanha os fornecimentos da região.

“A Edex escolheu a Supermix Concreto com o objetivo de receber o concreto usinado com dosagem certa, prazo e condições e entrega garantidos, para a evolução, necessidades e demandas específicas da obra”, declarou o gerente regional da Supermix, Marcelo Fernandes.

Os materiais elétricos, de telefonia, interfonia, câmeras do circuito interno, disjuntores e quadros elétricos, sensores de presença, luminárias, para raio (spda), interruptores, tomadas de energia e espelhos e a iluminação de emergência, além de materiais hidráulicos, foram fornecidos pela Beluz Comércio e Materiais de Construção. O diretor Luis Carlos dos Anjos declarou que a Beluz trabalha com marcas que obedecem às normas técnicas da ABNT: “Estamos felizes em participar em mais este empreendimento de sucesso da Edex”.

Todos os vidros do empreendimento, totalizando mais de 1.700 metros quadrados, foram fornecidos pela Vidros Brazilglass. Conforme especificou o Gestor Comercial Antonio Araujo, nos banheiros foi utilizado o vidro Mini Boreal, sendo que nos demais cômodos das unidades e áreas sociais foram instalados laminados com dupla colagem, 3+3 ou 8mm, vidros insulados que proporcionam conforto acústico, também ajudam o aspecto térmico e oferecem mais segurança, no caso de quebra.

A Baluarte Equipamentos de Incêndio forneceu extintores e mangueiras dos hidrantes e foi responsável pela instalação de botoeiras de alarme e execução de toda a sinalização de emergência do edifício, informou a gerente da empresa, Elvira Buongermino.

A Magenta Alumínio Ltda. atuou fornecendo e instalando as esquadrias de alumínio branco nas janelas, portas e os guarda-corpos das varandas. “As esquadrias de alumínio são conhecidas pela longa durabilidade e, inclusive no caso deste empreendimento, o cliente contratou uma empresa para realizar o teste de resistência in loco do guarda-corpo fornecido, que comprovou resultados excelentes”, afirmou o diretor João Magenta.

A PADO, indústria com sede em Cambé/PR, marca presença no Lacca Vila Rica. Todas as fechaduras do empreendimento são do modelo Luma da Linha Ecoinox, que se destaca pelo design clássico e atemporal. Os produtos são de material inoxidável altamente resistente à corrosão, ideal para regiões litorâneas, como a cidade de Santos.

A Cerâmica Atlas, maior fabricante de pastilhas e revestimentos de pequenos formatos das Américas e que completa 60 anos de fundação em 2024, forneceu revestimentos para a fachada e área de lazer e pastilhas para as piscinas, tanto da área de lazer, quanto das unidades Garden. Na fachada foram combinadas peças no formato 5×10 junta reta, referências OM 5029 e OMD 16124, tonalidade especialmente desenvolvida para atender o projeto arquitetônico. Já nas piscinas, área de lazer e quatro apartamentos Garden foram aplicadas pastilhas no formato 5×5, referências SG 8441 Guarujá e M 13368 Jacu, além de cantoneira externa 3×10 BP-11 M-13368 Jacu e peças especiais C-1 M-13368 Jacu.

As pedras naturais foram fornecidas pela Marmoraria Eldorado, informou o diretor Hélio Fernandes Júnior. Nos apartamentos, os tampos de pia são em granito Branco Dalas, enquanto os lavatórios de banheiro em mármore Branco Nacional. Na área de lazer, a borda da piscina recebeu como revestimento o mármore Nacional com o acabamento flameado.

A Eme Ambientes executou serviços de marcenaria e móveis planejados, abrangendo o salão de festas, coworking, lavanderia e shafts em 24 pavimentos. O diretor Pedro Mancini enfatiza que a empresa dedica seu B2B exclusivamente a construtoras, oferecendo suporte personalizado e fabricação de móveis planejados e marcenaria de alto padrão: “Estamos inovando no relacionamento com as construtoras da região, fornecendo um atendimento diferenciado e uma estrutura completa para garantir a excelência na execução dos projetos”.

O Lacca Villa Rica está entre os lançamentos comercializados pela R3 Real Estate e a velocidade das vendas, de 100% de unidades mais de um ano antes do final das obras, foi destacada pelo CEO Stefano Lopes. “A R3 Imobiliária é especializada em vendas de imóveis de lançamentos e presta assessoria em todo passo a passo na realização do sonho do imóvel novo”, disse Sthéfano: “Poder fazer parte da história de cada um de nossos clientes e parceiros é o nosso principal objetivo, seja para comprar ou alugar com segurança e tradição, atendemos as principais incorporadoras da cidade”.

No térreo foi concebida área externa integrada à calçada, com bancos e jardins

Revestimento da piscina recebeu pastilhas de porcelana, com bordas em mármore flameado

Edifício conta com espaço coworking, uma necessidade nos dias atuais

Hall de entrada: áreas sociais e de lazer decoradas e mobiliadas

Responder