Parâmetros para a cirurgia bariátrica e metabólica
Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.429/25 estabelece novas regras e parâmetros para a cirurgia bariátrica e metabólica em adultos e adolescentes. Elas foram estabelecidas em uma Câmara Técnica do CFM, que contou com a participação dos cirurgiões e ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (Sbcbm), Fábio Viegas e Antonio Carlos Valezi, e teve como base os mais recentes estudos científicos que comprovam os benefícios da cirurgia para o tratamento da obesidade e da síndrome metabólica. A íntegra da resolução está publicada na edição de 20 de maio, no Diário Oficial da União.
“A nova resolução do CFM é um divisor de águas, pois responde diretamente aos anseios da população que convive com a obesidade grave e suas múltiplas comorbidades. A cirurgia bariátrica é reconhecida, cada vez mais, como a ferramenta mais eficaz, duradoura e custo-efetiva no controle da obesidade e de suas complicações metabólicas”, afirmou o presidente da Sbcbm, Juliano Canavarros, ao agradecer a todos os presidentes de capítulo da entidade, que também contribuíram para a revisão das resoluções anteriores: “O diálogo institucional e científico foi fundamental para assegurar que os interesses da população com obesidade fossem colocados em primeiro plano”.
A nova norma do CFM unifica a Resolução 2.131/15, que regulamenta a cirurgia bariátrica, juntamente com a resolução e a 2.172/17, que regulamenta o mesmo tipo de procedimento para os pacientes com diabetes tipo 2. “Para tomarmos essas decisões, avaliamos vários estudos e escutamos as sociedades de especialidade, sempre com o objetivo de oferecer o melhor para o paciente”, frisou o presidente do CFM, José Hiran Gallo.