Edição 357 Outubro 2024
Edição 357Outubro 2024
Segunda, 28 De Outubro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 357 Outubro 2024

CBAt apoia Campanha Outubro Rosa

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) apoia a Campanha Outubro Rosa, que estimula o autoexame e as medidas preventivas e de conscientização entre as mulheres para o diagnóstico do câncer de mama. Os homens também são acometidos desse mal, mas em número bem menor. Existe tratamento para câncer de mama e cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.

“Mulher: seu corpo, sua vida” é o tema da campanha lançada em todo o Brasil, dia 1º de outubro, pelo Ministério da Saúde e que será veiculada na TV, rádio, internet e em locais públicos em todo o país. Câncer de mama e câncer do colo do útero tem prevenção, diagnóstico e tratamento disponíveis no SUS, informa o Ministério da Saúde.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas a incidência cresce especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

Os principais sinais e sintomas de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Entre os fatores relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres estão o envelhecimento e histórico familiar de câncer de mama.

Responder