Edição 353Junho 2024
Sexta, 19 De Julho De 2024
Editorias

Publicado na Edição 338 Março 2023

Fotos Gustavo Penna/Divulgação

Building of the Year 2023

Recorte no formato de um grão de café na fachada do edifício da CarmoCoffee: clareza e força numa forma única

Building of the Year 2023

O projeto do armazém da CarmoCoffees, em Três Corações, no Sul de Minas Gerais, conquistou o Building of the Year 2023 na categoria Arquitetura Industrial, competindo com outros quatro projetos, da China, Noruega, Bélgica e Barein. Projetado pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados, o edifício é considerado um marco para o mercado de cafés especiais do Brasil.

De longe, é possível avistar na fachada horizontal um recorte no formato de um grão de café: “Localizado em área estratégica, à beira da rodovia BR-381, o lugar pede uma forma notável. A velocidade da visualização desde a rodovia nos conduziu à grande horizontal: clareza e força numa forma única. Sobre esta base, imprime-se o objeto de nossa reverência: um escavo, côncavo, translúcido, da cor do café torrado”.

O detalhe em vidro permite a entrada da luz natural no prédio, onde funcionam o escritório e a indústria, que se fundem com objetivo em comum: entregar cafés de qualidade para o mundo. O armazém também é um lugar de experiências para os clientes que vêm do exterior. “Queremos que eles fiquem com uma bela impressão da arquitetura feita no nosso país”, afirma o sócio Jacques Carneiro.

O projeto recebeu mais de 150 mil votos dos leitores do site ArchDaily, que filtraram entre milhares de projetos os 75 finalistas e, posteriormente, as 15 melhores obras de arquitetura publicadas em 2022. Em 14 anos, o Building of the Year se consolidou como um dos prêmios de arquitetura mais democráticos do mundo, pois permite aos leitores a escolha dos melhores projetos publicados na plataforma durante o ano.

Detalhe gera luz natural no interior do edifício, onde funcionam o escritório e a indústria CarmoCoffees

Responder