Inspirado nas curvas da folha da bananeira
Folha, da Palazzo, chega ao mercado como alternativa de divisória de ambientes sem separá-los. “A própria ideia de delimitar espaços traz um novo significado com o Folha”, afirmou Edison Pinter, gerente de marketing da marca: “Suas formas orgânicas promovem fluidez, passando a sensação de um constante movimento”. Inspirado nas curvas da folha de bananeira, o desenho foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Metroquadrado. Produzido em UHPC – do inglês, Ultra-High Performance Concrete, ou Concreto de Ultra-Alto Desempenho –, o Folha apresenta resistência excepcional à compressão, tração e flexão, garantindo cimentícios mais leves e menos porosos.
Apresentando três desenhos, a instalação do Folha é feita com uma base de concreto, na qual são produzidos os furos para o encaixe das peças, que contam com estrutura interna de ferragem, o que garante mais resistência e amplia as possibilidades de uso em ambientes sujeitos às intempéries.
De acordo com Pinter, a peça pode ser incorporada em jardins residenciais, praças e parques, ou ainda servir como fundo artístico para lounges externos, bares, restaurantes e espaços de coworking a céu aberto: “O Folha possibilita experimentar paginações ousadas – retilíneas, curvas ou em diferentes níveis –, trabalhar com iluminação em um jogo de luz e sombras e criar transições suaves e naturais”.