Edição 353Junho 2024
Segunda, 24 De Junho De 2024
Editorias

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Leandro Furini/Divulgação

Beleza e funcionalidade da pedra

Painel de Mármore Matarazzo: veios em tons acinzentados e dourados

Beleza e funcionalidade da pedra

Clássico e atemporal na arquitetura de interiores, o mármore é sempre boa opção por sua variedade estética. Contudo, sua utilização muitas vezes é envolta em concepções equivocadas e, para esclarecer o uso do revestimento, os arquitetos Renata Iervolino e Eduardo Tambellini, casal à frente do escritório Etri Arquitetos, relacionaram os principais mitos que cercam a aplicação da pedra.

Para os profissionais, um dos maiores erros na especificação do produto é aceitar que todos os mármores são idênticos. A diversidade impressionante de opções, oriunda de jazidas encontradas em diversas partes do mundo, revela variações significativas em termos de cor, porosidade e aparência. “A incorporação deste material exige uma análise minuciosa do contexto no qual será inserido, já que cada espaço apresenta demandas distintas em relação à resistência e estilo”, afirma Renata.

Como exemplo, ela comenta o projeto da lareira, executado pelo escritório, no qual foi empregado o mármore Matarazzo, conhecido por seus veios marcantes e durabilidade: “A inserção desse tipo específico de mármore conferiu um centro de atenção à sala de estar, enriquecendo-a com uma presença estilosa e audaciosa”.

Através do processo de impermeabilização, o mármore pode ser perfeitamente incorporado em uma bancada de cozinha, tornando-se um elemento central do ambiente. Contrariando a ideia geral de que esse tipo de revestimento deve ser evitado em áreas molhadas, a pedra se torna altamente resistente às manchas e umidade, desde que devidamente protegidos com a aplicação de produtos específicos.

Dependendo da frequência de uso da área, este processo requer manutenção pontual, podendo ser realizada semestralmente ou anualmente. Eduardo salienta que é possível integrar diversos tipos de mármore em uma área gourmet: “Uma ótima opção para bancadas é o quartzito, que possui maior resistência, como os modelos Mont Blanc e o Taj Mahal”.

Tal como a vasta gama de tipos de mármore disponíveis no mercado, de acordo com os profissionais a sua precificação também é variável, dependendo das características individuais de cada pedra. Quanto mais rara, maior será o seu valor e, notavelmente, os modelos com veios mais proeminentes apresentam preços mais elevados, enquanto os de superfícies mais lisas são geralmente mais acessíveis. “Além de sua apreciação ornamental, o mármore acrescenta distinção aos projetos. Ao escolher o modelo ideal para um espaço, é crucial considerar as informações contextuais do ambiente, assegurando que o mármore se torne uma peça central que harmoniza, ao invés de saturar a visão”, frisa Renata.

Responder