Primeira fábrica nos EUA
A Cosentino, que produz e distribui superfícies inovadoras e sustentáveis, construirá fábrica em Jacksonville, na Flórida/EUA. A empresa assinou acordo preliminar com a Câmara Municipal, visando adquirir terreno para abrigar o empreendimento, prevendo investir no projeto cerca de US$ 270 milhões. A expectativa é iniciar obras em 2025, com conclusão prevista para 2028. O projeto industrial também contempla fases adicionais de expansão para aumentar a capacidade logística e de armazenamento, bem como a introdução de novas linhas de fabricação, se necessário.
Os Estados Unidos são o principal mercado da Cosentino, com a sua principal rede de distribuição, mas todo o produto chega de Almería, na Espanha. A nova fábrica será estrategicamente localizada em área de mais de 130 hectares, 30 quilômetros a Leste do Porto de Jacksonville e a poucos minutos da Interestadual 10, o que ajudará a agilizar canais de distribuição para toda a América do Norte. A primeira fase do projeto vai gerar cerca de 180 empregos diretos.
A Cosentino distribui os seus produtos – incluindo Silestone, Dekton e Sensa – para mais de 120 países, a partir de sua sede na Espanha. O grupo tem oito fábricas em Almería e uma fábrica de processamento de granito em Vitória, no Brasil.
A América do Norte, EUA e Canadá, respondeu por 59% do faturamento no ano passado. A empresa possui rede logística e de distribuição na região, com 60 infraestruturas próprias, incluindo 45 armazéns, 10 showrooms e cinco centros de distribuição, que atendem todo o país. Com mais de 1.400 funcionários na América do Norte, a Cosentino tem sede em Coral Gables, Miami.