Grand Siena. Médio de grande performance
Nelson Tucci
Fiat Grand Siena. Taí um grande carro. Oitavo automóvel mais vendido no país em 2014, e primo-irmão do campeão Palio, o Grand Siena foi uma bela sacada da Fiat. A tradicional escola italiana de design deu um “olé” na concorrência ao redesenhar o modelo antigo. É um carro elegante, com espaço interno bastante generoso e um porta-malas simplesmente extraordinário. Nem parece um carro médio.
A dirigibilidade é boa. A suspensão agrada, tanto no trajeto urbano quanto na rodovia. Freios ABS, direção hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos de série são sempre muito bem-vindos. Ele faz o que se espera de um motor 1.4: é um pouco lento nas retomadas, mas muito eficaz na saída e em velocidade constante você tem a sensação de dirigir um motor mais potente. No geral, é confiável e confortável.
Para quem procura um carro elegante e honesto, eis uma boa pedida. Ah, e se você ainda está fazendo contas apanhe uma calculadora: com etanol, ele rendeu 9,3 Km/litro e na gasolina chegou a 15 Km/litro (rodando só com um passageiro e pouca bagagem), na estrada, em velocidade constante e com motorista de pé leve.
Nelson Tucci é editor e colaborador do Perspectiva.