Ganhos ambientais da pintura eletrostática
Solução eficiente e sustentável para a indústria, a pintura eletrostática a pó é livre de solventes e sem emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs), o que reduz o impacto ambiental, melhora a qualidade do ar e cria ambientes de trabalho mais seguros. Além disso, sua aplicação e limpeza elimina o uso de água, evitando a geração de efluentes contaminados. Com alta taxa de reaproveitamento e eficiente sob o ponto de vista energético, a tecnologia atende com facilidade a normas ambientais e metas ESG, inclusive favorecendo certificações como a ISO 14001.
A Cetec, em Barueri/SP, fabrica equipamentos para pintura industrial com soluções baseadas nessa tecnologia, por meio de sistemas manuais e automáticos focados na eficiência operacional e na redução de impactos ambientais. “A tecnologia de pintura eletrostática entrega mais do que produtividade. Contribui diretamente para a sustentabilidade da operação e para a segurança no chão de fábrica”, afirma Eduardo Cernic, diretor da Cetec.
Entre os diferenciais está o aproveitamento da tinta, que pode chegar a 98% com os sistemas de recuperação utilizados. A Cetec disponibiliza os modelos da linha Penetec e o CRT Vortex, voltados para essa funcionalidade. Outro ponto é a eficácia energética na cura da tinta, com estufas otimizadas para menor consumo por peça revestida.