Fox BlueMotion. Ideal para singles
Nelson Tucci
O que promete ser tendência em 2016, Veículos & Negócios já testou este ano: o motor 1.0 litros de 3 cilindros. Avaliamos o Fox BlueMotion e encontramos um carro ágil, econômico e pragmático. Para quem anda sozinho (a), ou tem família pequena, apresenta-se como uma ótima opção.
Ficamos com a sugestão do fabricante e abastecemos somente com gasolina. Na cidade ele rendeu 12,8 km/l, 13 km/l e na estrada chegou à boa marca de 16,2 km/l. Nunca é demais destacar que, para tal, é importante o motorista ter o pé leve. O torque desse pequeno motor, de 75 cv, quando abastecido com gasolina, agrada.
O BlueMotion traz boa vantagem com seu baixo peso, boa eficiência térmica e, de acordo com a montadora, o desempenho resultante também é atribuído “à utilização de recursos como o comando de válvulas variável, que garante mais força em baixas rotações”. O espaço interno é bom, o painel é muito informativo (especialmente para novos motoristas, já que o computador de bordo indica o momento adequado para a mudança de marcha).
A suspensão agrada, absorvendo bem as sinuosidades asfálticas, as marchas têm engates precisos e o modelo já sai de fábrica com travas e vidros elétricos. O interior tem bom espaço e a direção elétrica, ah… a direção… é uma delícia. Permite manobras tão fáceis, que parece até um carro de brinquedo. Sensacional. Já do porta-malas não se pode dizer o mesmo. Ele é bastante tímido.
Cabe destacar que a linha Fox tem, além do modelo testado (BlueMotion, com linha azul), as versões Trendline (grade preta), Comfortline e Highline (ambas com linha cromada que avança pelos faróis) e a versão Pepper, com visual mais agressivo.
Enfim, o Fox BlueMotion é um carro muito pragmático e, por isso mesmo, bom. Nem precisava ser bonito… mas é.