Edição 358 Novembro 2024
Edição 358Novembro 2024
Segunda, 02 De Dezembro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 245 Junho 2015

Divulgação

Roteiro sustentável

Casa típica no bairro São Francisco

Roteiro sustentável

O roteiro “Caminho das Águas – Ecoturismo, Turismo Pedagógico, Cultura e História – Litoral Norte de SP” será lançado oficialmente em julho pelo Instituto Supereco. Para a a fundadora da entidade, Andrée de Ridder Vieira, o roteiro é exemplo de boa prática para as cidades litorâneas do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar: “Esperamos que possa inspirar outros municípios a adotá-lo como turismo sustentável, de renda e conservação”.

A ideia do Caminho das Águas é resgatar as atrações turísticas e culturais localizadas entre o Centro de São Sebastião e o bairro São Francisco, como o sítio arqueológico existente a 270 metros de altitude em meio ao Parque Estadual da Serra do Mar, a Trilha do Pinheiro, a Fundação Mar (Fundamar), o Centro de Biologia Marinha da USP (Cebimar) e o Balneário dos Trabalhadores, criado para receber o turismo de um dia.

A ceramista Maria Aparecida Ivanov em seu ateliê

A ceramista Maria Aparecida Ivanov em seu ateliê

O Convento Nossa Senhora do Amparo data de 1658 e fica no bairro São Francisco, em São Sebastião, e é um dos atrativos mais conhecidos do roteiro. Na rua Martins do Val, no mesmo bairro, há diversas construções dos séculos XIX e XX que ainda preservam suas fachadas com técnicas que incluem alvenaria de pedra e as cimalhas (beirais). O ateliê da ceramista Maria Aparecida Ivanov, conhecida na região como Cida, é um local onde se pode conhecer as tradicionais panelas de barro. Cida reproduz as panelas e demais artigos de cerâmica com a mesma técnica que foi passada de geração a geração desde a época dos índios até a chegada dos africanos, culminando num legado único de cultura local.

No Centro Histórico de São Sebastião destaque para a Praça das Bandeiras, do século XX, e Igreja da Matriz, do século XVII, primeira igreja construída no município, que combina a arquitetura colonial, com símbolos religiosos e da maçonaria. O roteiro é composto pela Capela São Gonçalo, Casa de Câmera e Cadeia, todos do século XVII, e Casa Esperança e Casa das Janelas do século XVIII.

A iniciativa do Supereco integra o Projeto Tecendo as Águas, com patrocínio da Petrobras. A Ong atua há 20 anos com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento humano. Os 23 programas, projetos e intervenções de educação pela sustentabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil, formaram mais de 11.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental.

Responder