Promoção na região Sul de SP
O Vale do Ribeira ganhou uma marca de promoção turística, a “em Pro Vale. Lançada pela Secretaria de Turismo e Viagens do governo do estado, o objetivo é criar o posicionamento estratégico da região, realçando os seus ativos e atrativos, a diferenciando de outros destinos – o chamado place branding, ou marca de lugar. O programa conviverá com outras iniciativas, como o Vale do Futuro, lançado em 2019 com foco no desenvolvimento econômico.
Para a criação da Vem Pro Vale foram entrevistados gestores locais, como prefeitos e secretários de várias áreas, operadores de turismo, associações de produtores de alimentos e turistas, além de visitas aos municípios e uma pesquisa com mais de 150 pessoas, entre artesãos locais, agricultores e organizadores de viagens. A conclusão é que o Vale do Ribeira é pouco conhecido ou restrito às experiências pedagógicas, como viagens de escolas, com imagem associada à pobreza, dificuldade de acesso, falta de segurança e desconhecimento da maioria de seus atrativos.
A região tem potencial, como capacidade de atrair públicos com interesses diferentes – de praias desertas e cavernas, de patrimônio histórico à maior reserva de Mata Atlântica do país –, natureza exuberante e preservada, diversidade cultural – de comunidades tradicionais a imigrantes – e fica perto da Grande São Paulo.