Edição 359 Dezembro 2024
Edição 359Dezembro 2024
Quinta, 16 De Janeiro De 2025
Editorias

Publicado na Edição 329 Junho 2022

Divulgação

Promoção na região Sul de SP

Proposta do governo visa o desenvolvimento econômico

Promoção na região Sul de SP

O Vale do Ribeira ganhou uma marca de promoção turística, a “em Pro Vale. Lançada pela Secretaria de Turismo e Viagens do governo do estado, o objetivo é criar o posicionamento estratégico da região, realçando os seus ativos e atrativos, a diferenciando de outros destinos – o chamado place branding, ou marca de lugar. O programa conviverá com outras iniciativas, como o Vale do Futuro, lançado em 2019 com foco no desenvolvimento econômico.

Para a criação da Vem Pro Vale foram entrevistados gestores locais, como prefeitos e secretários de várias áreas, operadores de turismo, associações de produtores de alimentos e turistas, além de visitas aos municípios e uma pesquisa com mais de 150 pessoas, entre artesãos locais, agricultores e organizadores de viagens. A conclusão é que o Vale do Ribeira é pouco conhecido ou restrito às experiências pedagógicas, como viagens de escolas, com imagem associada à pobreza, dificuldade de acesso, falta de segurança e desconhecimento da maioria de seus atrativos.

A região tem potencial, como capacidade de atrair públicos com interesses diferentes – de praias desertas e cavernas, de patrimônio histórico à maior reserva de Mata Atlântica do país –, natureza exuberante e preservada, diversidade cultural – de comunidades tradicionais a imigrantes – e fica perto da Grande São Paulo.

Responder