Walking tour pelo Centro Histórico conta a história do café em Santos
Tomar um cafezinho e aprender sobre a história da influência da indústria cafeeira na cidade é a proposta do Rastros e Aromas do Café, passeio a pé que será realizado hoje, às 11 horas, pelas ruas do Centro Histórico de Santos. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e a Parceiros do Turismo e se repetirá nos dias 16 e 30.
O grupo inicia o passeio caminhando do Museu Pelé até a Bolsa do Café, ouvindo histórias do produto, que foi um dos grandes propulsores do crescimento do Brasil e da cidade. A primeira parada é uma visita a uma tradicional torrefadora, para os participantes conhecerem o processo de torrefação dos grãos e provarem uma xícara da bebida.
O roteiro também promete apresentar aos visitantes a relação dessa iguaria com personalidades históricas importantes para Santos e o país, como José Bonifácio, Barão de Mauá, Cândido Gaffrée, Eduardo Guinle, Giuseppe Martinelli e Saturnino de Brito.
O percurso pela Rua XV de Novembro passa pelo Museu do Café, onde será possível conhecer os aspectos históricos da produção em Santos, no Brasil e no mundo, além das obras do artista Benedicto Calixto. O passeio inclui apresentação da antiga estação ferroviária do Valongo e caminhada pela Rua do Comércio, passando pela Casa da Frontaria Azulejada. Após uma pausa no Café Carioca, se encerra na entrada do Monte Serrat.
O tour tem cerca de 1,5 km, aproximadamente três horas de duração e custa R$ 30 por pessoa. O ponto de encontro é em frente ao Museu Pelé, às 10h45, com saída às 11 horas. A agência também oferece a opção de iniciar ou terminar no Hotel Ibis Valongo, para quem quiser estacionar o carro e/ou tomar café da manhã, com o trajeto passando para 3,5 km.
Para participar é preciso reservar até as 9 horas, pelos telefones (13) 99771.9825, (11) 99544.9825 ou site www.parceirosdoturismo.com.br
FeirArte será montada na praça do Sesc
A Feira de Produtos Artesanais, de Variedades Criativas, de Comidas e Bebidas e de Culinária Nacional e Internacional, conhecida como FeirArte, vai mudar provisoriamente a partir de hoje para a Praça Doutor Caio Ribeiro Morais e Silva, em frente ao Sesc, na Aparecida – mesmo local onde já é montada todos os domingos. Aos sábados, ela é tradicionalmente montada na orla da praia do Boqueirão.
A montagem aos sábados na praça do Sesc ocorrerá enquanto durarem as obras de recuperação da iluminação da praia, a cargo da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp).
Aos sábados, serão montadas cerca de 50 barracas, das 16 às 22 horas. No domingo, no mesmo local, cerca de 70 estão à disposição de turistas e santistas no mesmo horário.
Estarão à venda artesanato, bijuterias, roupas, sapatos, bolsas e artigos esotéricos, além de doces e salgados variados. Na Aparecida, feira já é montada há mais de 30 anos.
Feiras com artesanato, gastronomia e música
Para quem gosta de artesanato, gastronomia, suvenires, entre outros produtos, neste final de semana três feiras de economia criativa estarão à disposição do público no Centro Histórico de Santos.
Em comemoração ao Dia Internacional do Café, o Museu do Café realiza em parceria com a prefeitura a feira de produtos temáticos Mercado Coffee, no bulevar da Rua XV de Novembro, das 11 às 19 horas.
Serão oferecidas várias opções de grãos gourmet, métodos de preparo, roupas produzidas a partir da juta (material usado na confecção de sacas), bijuterias produzidas com cápsulas, manteiga, pão e cerveja de café, bem como utensílios de madeira.
Seguindo os protocolos de segurança em relação à covid-19, às 14 e às 17 horas haverá música ao vivo com Murilo Lima e Tato Borba e depois com Tite e Trio. A criançada também está contemplada às 16 horas, com canções e circo no Espaço Kids.
A Cafeomancia, ou seja, a leitura da borra do café terá barraca própria da especialista Bruna Lalleska. Ela fará a interpretação dos símbolos presentes nas xícaras do público entre 14 e 19 horas. A ação ocorrerá mediante a retirada de senhas (limitadas), a partir das 14 horas.
As oficinas gastronômicas são outro ponto de destaque. A Abics ficará encarregada de mostrar receitas práticas com café solúvel, às 14 horas.
Já às 17 horas é a vez do Estação Bistrô Restaurante-Escola encantar com o preparo do clássico tiramisù. É necessário realizar inscrição prévia em ambas atividades pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br As turmas presenciais têm capacidade limitada, mas os workshops terão transmissão simultânea pelo Instagram @museudocafe.
Durante o evento, entre 9 e 18 horas, a visitação dos espaços expositivos do museu será gratuita.
Villarejo Art
Com marcas autorais da região em artigos ecológicos, acessórios, moda sustentável, presentes diferentes, decoração, jardinagem, cosméticos naturais, gastronomia e arte, a feira de economia criativa Villarejo Art será a atração hoje da Praça Mauá, das 13 às 21 horas.
Também estão programadas intervenções circenses, além de espaço para exposição de trabalhos de artistas plásticos, muralistas e fotógrafos caiçaras. A música ao vivo ficará a cargo de Digo Maransaldi Duo, que apresentará sucessos de samba, samba-rock, MPB, entre outros ritmos.
O evento, que respeita todos os protocolos atuais de saúde e é pet friendly, conta com apoio do Feito em Santos.
Feito em Santos
A tradicional feira Feito em Santos Valongo é a opção para quem estiver aproveitando as atrações da região do Valongo, como o passeio da linha turística do bonde ou o Museu Pelé, que inclusive estará com entrada gratuita.
Montada no alpendre da Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº), hoje e amanhã, das 11 às 17 horas, a feira oferece diversos expositores das áreas de artes plásticas, artesanato, trabalhos manuais e lembranças da cidade.