Vendas crescem no semestre
Nelson Tucci
As vendas de automóveis no primeiro semestre do ano apresentaram crescimento de 4,9%, quando comparadas a igual período do ano passado. Carros e comerciais leves somados tiveram 1,12 milhão de unidades comercializadas. Para a consultoria Bright, isto é reflexo das vendas diretas (frotistas e locadoras) já que o mês de junho, isolado, a performance do setor é negativa (-0,2%), comparado com o mesmo período de 2024.
Quando se analisam os eletrificados, porém, a coisa muda. No primeiro semestre de 2025 comparado a igual período de 24, houve crescimento de 41,9% (111 mil unidades), subindo a participação destes para 9,8% na frota total comercializada.
A Fiat continua na liderança, com 20,5% de market share no Brasil, seguida da VW (15,6%) e da GM (13,1%). Diferente da Bright, a marca italiana, no entanto, diz que tem 21,3% de participação. Enfim, de qualquer forma é líder nacional de vendas há 5 anos (com destaque para a caminhonete Strada).
Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.brVeículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.