Edição 351Abril 2024
Segunda, 20 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 15/03/2021 - 6:31 am em | 0 comentários

Divulgação

Usado já é mais caro que novo

Mercado de automóveis está sacudido pela pandemia

Usado já é mais caro que novo

Nelson Tucci

O que sempre pareceu improvável, em qualquer relação de consumo, aconteceu: o veículo usado custa mais caro que o novo. A Mobiauto – start-up do segmento automotivo que cresceu em 2020, com 5 milhões de acessos/mês – realizou pesquisa em sua base de dados na semana passada para verificar o comportamento de preços das unidades seminovas 2021 dos modelos (e suas versões) mais vendidos do Brasil. De uma lista dos veículos 0Km mais comercializados no primeiro bimestre do ano, o departamento de estatísticas da Mobiauto apurou que alguns desses modelos e versões já estão mais caros que as respectivas versões 0Km, com destaques para Fiat Strada, VW T-Cross e VW Nivus.

De acordo com Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, o mercado de automóveis no país está tão sacudido pelas consequências da pandemia que não se fala mais em “depreciação”, mas em “valorização” de alguns modelos: “Os cinco veículos mais bem posicionados em nossa pesquisa não tiveram desvalorização; ao contrário, todos eles estão custando mais caro que as versões 0Km, o que reflete, além da altíssima procura, fila de espera das unidades novas”.

Baseado em um banco de dados de milhares de anúncios, os especialistas da Mobiauto traduzem, em números, uma situação atípica do mercado. Apesar de a recuperação nas vendas de modelos novos ter sido percebida, ela poderia se acentuar se alguns fabricantes tivessem previsto esse aumento significativo de demanda. “É natural. Quando falta carro 0Km para pronta-entrega, o seminovo valoriza-se rapidamente”, diz Castro Jr.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.brVeículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder