Transporte urbano perde passageiros
Nelson Tucci
No período entre 2019 e 2022, de incidência mais forte da pandemia, o sistema de transporte público brasileiro por ônibus urbano registrou queda de 24,4% na demanda. Isso significa que deixaram de ser realizados quase 8 milhões de deslocamentos de passageiros por dia, em média, no período. Enquanto eram realizadas aproximadamente 33 milhões de viagens por passageiros pagantes por dia em todo o Brasil em 2019, no ano passado a demanda atendida pelos ônibus urbanos brasileiros caiu para cerca de 25 milhões de viagens de passageiros pagantes por dia.
A informação é do Anuário 2022-2023 da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, que traz a série histórica do desempenho do setor nos últimos 30 anos, além de dados sobre investimentos em infraestrutura, cidades com subsídios e que adotam a tarifa zero. A estatística foi apresentada na abertura da 36º edição do Seminário Nacional NTU, realizado nos dias 8 e 9 últimos, em Brasília.
“Temos observado os sinais de recuperação, mas é preciso lembrar que a pandemia provocou uma perda acumulada de quase R$ 40 bilhões para o setor”, diz Francisco Christovam na NTU.
Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br
Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.