Santos tem crescimento de 21% na arrecadação de Issqn em 2021
Santos teve aumento de 21% na arrecadação do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (Issqn) em 2021 quando comparado a 2019, no período pré-pandemia. Já em relação ao ano de 2020, o crescimento foi de 14%. Segundo dados da GissOnline, plataforma de arrecadação do município, desenvolvida pela Eicon, o valor arrecadado em 2021 foi de R$ 818,4 milhões.
O crescimento do Issqn em Santos foi puxado pela recuperação do setor de serviços em todo o país e pela inteligência tributária oferecida pela plataforma. “O setor de prestação de serviços foi a área mais afetada pela pandemia, em função da necessidade do isolamento social e do fechamento dos estabelecimentos, mas conseguiu se reinventar com outras oportunidades de negócios”, diz o CEO da Eicon, Luiz Alberto Rodrigues. O setor inclui, entre outros segmentos, os de construção civil, turismo, academias e serviços financeiros, como bancos.
Em geral, o setor de serviços fechou o ano de 2021 com avanço recorde de 10,9%, eliminando as perdas de 2020 causadas, principalmente, pela pandemia, conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o setor fechou o ano passado 6,6% acima do patamar pré-pandemia e foi o principal destaque da recuperação da economia em 2021. Utilizando como parâmetro o Issqn, a área de serviços de Santos cresceu mais que a média nacional.