Edição 353Junho 2024
Sexta, 21 De Junho De 2024
Editorias

Publicado em 21/07/2022 - 6:57 am em | 0 comentários

Views/Divulgação

Roca NeuroLAB vai auxiliar na criação de ambientes mais humanizados

Equipamento foca estudo da neuroarquitetura

Roca NeuroLAB vai auxiliar na criação de ambientes mais humanizados

Localizado no showroom da Roca Brasil Cerámica, em Campo Largo, no Paraná, o Roca NeuroLAB foi criado para dar vida a um experimento científico que, com os conceitos da neuroarquitetura, busca por soluções que impactam positivamente o estilo de morar. “Nos unimos com a NeuroArq Academy, expert no assunto, e criamos um verdadeiro laboratório em nosso showroom, que será usado para experimentos relevantes para todo o mercado”, explicou Christie Schulka, marketing manager da Roca Brasil Cerámica.

Para quem nunca havia ouvido falar, neuroarquitetura se refere ao estudo da neurociência aplicado à arquitetura, que tem como objetivo entender como o cérebro reage a determinados espaços, que impactam diretamente na saúde e comportamento humano. “O estudo da neuroarquitetura é de extrema importância para os profissionais do ramo, pois auxilia na criação de ambientes mais humanizados, com projetos voltados ao bem-estar físico e emocional”, acrescenta Christie.

Serão 120 participantes, com diversos perfis profissionais – como funcionários da própria fábrica, jornalistas, designers, arquitetos, publicitários – que, através de sua vivência no NeuroLAB, contribuirão diretamente para a pesquisa liderada pela NeuroArq Academy. O experimento teve início em junho, com resultados que serão publicados no final de 2022.

A experiência marca o início da parceria da Roca Cerámica com a NeuroArq Academy, em busca de soluções para ajudar arquitetos e designers a pensarem em ambientes melhores, que proporcionem bem-estar. Para isso, gadgets com alta tecnologia permitirão medir respostas fisiológicas dos participantes – como batimentos cardíacos e micro alterações na condutibilidade da pele das mãos através do suor – coletando dados que permitem analisar como nossos corpos e cérebros reagem a espaços e estímulos.

“Estamos muito felizes com essa parceria com a Roca Cerámica para a construção de algo que será muito prático e inovador para o mercado da arquitetura, que é o lugar onde de fato podemos colocar em prática alguns dos conceitos das teorias que já viemos desenvolvendo dentro da Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura, Neuroarq Academy”, afirmou Priscilla Bencke, que, ao lado de Gabi Sartori, são as arquitetas fundadoras da NeuroArq Academy.

“Acreditamos na importância e no potencial dessa experiência para poder compartilhar todo esse conhecimento da neurociência aplicada à arquitetura, de uma maneira muito responsável e profissional. Entendemos que a utilização desse material servirá para o desenvolvimento de projetos de arquitetos e designers envolvendo a neurociência aplicada à arquitetura, assim como servirá de inspiração para as próximas experiências”, complementou Gabi.

Além do laboratório, com estudos que ficarão disponíveis para consulta de todos os profissionais da área, a Roca Cerámica preparou diversos conteúdos sobre o tema, incluindo um e-book introdutório sobre neuroarquitetura. “Esse é nosso primeiro passo. Pretendemos investir sempre, garantindo conteúdos de extrema relevância para arquitetos, designers e urbanistas”, finaliza Christie.

Responder