Revitalizado, calçadão da orla de Praia Grande será entregue amanhã
As obras de revitalização do calçadão da orla da praia de Praia Grande, trecho que vai do Canto do Forte até o Boqueirão (2,3 km de extensão), serão entregues oficialmente amanhã. Para marcar a data, às 18h30 o prefeito Alberto Mourão participará de caminhada ao longo do trecho, com saída da Avenida Pres. Castelo Banco, esquina com Avenida Pres. Costa e Silva, Boqueirão.
“Há cerca de 20 anos aconteceu a primeira interferência na orla. Desde então a Cidade mudou e tornou-se necessário realizar ações que garantam uma melhor circulação de pessoas, além de dar mais segurança a quem utiliza o local, ampliando a iluminação e visibilidade das câmeras de vídeo. Para isso foi realizada uma nova distribuição nos espaços para circulação, colocados novos equipamentos, recolocada a vegetação e instalada nova iluminação. Com as obras de melhoria do calçadão da orla a praia ficou mais bonita e segura”, disse o prefeito.
Como explicou a secretária de Obras Públicas, Eloísa Ojea, os trabalhos no calçadão fazem parte de um conjunto de obras que visam revitalizar a orla como um todo. “A recuperação da pavimentação asfáltica de aproximadamente 8 km da Avenida Presidente Castelo Branco foi a primeira etapa da revitalização (obra entregue em 2014). Após então foram realizados estudos e elaborado projeto para o calçadão, que consiste na execução de calçada em pedra portuguesa nos lugares de floreiras que foram remanejadas e inclusão de equipamentos urbanísticos, como os novos bancos e lixeiras”.
No que se refere à iluminação, foram recuperados os equipamentos existentes e instalados novos postes. As luminárias agora são todas duplas e utilizam lâmpadas de vapor metálico, com 400 watts, que tem grande fluxo luminoso e alta eficiência, pois emite luz clara e branca, realçando o colorido natural do local. Produz muita luz e pouco calor e sua vida útil é alta. Além disso, algumas ações adicionais foram executadas. “Para garantir uma iluminação uniforme e eficiente foi necessária a recolocação das palmeiras, o que permitiu ainda a ampliação da visibilidade das câmeras da Central de Vídeo monitoramento. É importante ressaltar que as excedentes foram replantadas na faixa de areia, na altura do mesmo lugar de onde eram retiradas. A perda foi de menos de 3% e isto porque quando retiradas estas unidades contatou-se que estavam doentes ou com seus troncos comprometidos”, disse Eloísa.
A ciclovia também recebeu atenção: ganhou nova camada asfáltica e pintura especial na cor vermelha (a tinta é anti derrapante) para delimitá-la, aumentando sua visibilidade e localização. Também foi instalada sinalização seguindo as mais atuais normas técnicas para ciclovias, aumentado a segurança de ciclistas e também dos pedestres que necessitem cruzá-la.
“Executamos uma série de melhorias para beneficiar pedestres, ciclistas e população em geral. Quem transita pelo trecho já revitalizado constatou os benefícios. As pessoas se sentem mais seguras e também mais confortáveis. Estamos trabalhando nos Bairros Aviação e Tupy e vamos levar estes benefícios para o Ocian, finalizando no Mirim. Se o cronograma de trabalhos seguir como desejamos, as obras, que vão até o bairro Mirim, finalizam em fevereiro”, disse a titular da Seop.