Edição 353Junho 2024
Sábado, 22 De Junho De 2024
Editorias

Publicado em 4/06/2024 - 6:55 am em | 0 comentários

Divulgação

Programação homenageia Chico Buarque, que completa 80 anos de vida

Chico Paratodos: shows, filmes, discussões literárias

Programação homenageia Chico Buarque, que completa 80 anos de vida

Em comemoração aos 80 anos de vida de Chico Buarque, o Sesc Santos realiza de hoje a 30 de junho “Chico Buarque: Paratodos”, uma programação inspirada na vida e obra do artista, com exibições de filmes, bate-papos, apresentações musicais e espetáculos. Francisco Buarque de Holanda é cantor, compositor, escritor, dramaturgo e retrata e impacta o Brasil há mais de seis décadas. Nascido em 1944 em uma família de intelectuais brasileiros, ele completa 80 anos em 19 de junho.

Chico Buarque iniciou sua carreira musical na década de 1960, no início da ditadura militar que vigorou no país por 21 anos. Além de sua musicalidade, suas canções são reconhecidas pela crítica social e política, assim como pela escrita singular, repleta de imagens poéticas. Seja abordando críticas políticas ou explorando os dramas de um eu lírico feminino lidando com relacionamentos fracassados, suas músicas abordam temas como amor, saudade, solidão e complexidades humanas.

 A carreira musical de Chico Buarque será relembrada em shows com artistas da Baixada Santista, como Didi Gomes, o Grupo Torto da Antiga, com Julinho Bittencourt, Roberto Biela, Paulinho Ribeiro e Michel Pereira, a Roda de Samba do Ouro Verde, Monna e Conrado Pouza, e as atrizes/cantoras Virgínia Rosa, Tânia Alves e Lucinha Lins .

A faceta literária será debatida na série Poesia e Prosa de Chico Buarque: Interfaces. Diálogos abertos sobre as obras literárias e canções do compositor se cruzam a partir da leitura mediada de trechos dos seus livros, propondo uma discussão com especialistas do teatro, jornalismo e psicologia, mediada por Manoel Herzog. As adaptações das obras Estorvo, Budapeste, Saltimbancos – Os Trapalhões e O abismo Prateado para o cinema ganham destaque, com exibições gratuitas.

Tem Chico para crianças com o espetáculo Saltimbancos, cantado e interpretado pela Banda Estralo, e a intervenção Você tem medo de que?, com a Cia do Liquidificador, inspirado no livro Chapeuzinho Amarelo, onde um contador de histórias e um ilustrador conversam com o público para contar, desenhar e transformar seus medos.

As apresentações gratuitas têm retirada de ingressos 1 horas antes  e os espetáculos pagos abrem venda ao longo do mês. A programação completa está em www.sescsp.org.br/projetos/chico-buarque-paratodos

Responder