Programa capacita pequenos negócios interessados em exportar
O Programa Exporta São Paulo vai capacitar micro, pequenas e médias empresas, além de startups e produtores rurais interessados em exportar produtos e serviços. Empreendedores de qualquer região de São Paulo e de qualquer setor podem se inscrever até 14 de agosto, neste link www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp, no programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à pasta.
A capacitação, que deve ter início na segunda metade de agosto, é gratuita e 100% on-line. Durante três meses, os empreendedores participarão de dois encontros coletivos por semana. Eles ainda terão acesso a até quatro mentorias, que são encontros individuais com especialistas, nos quais poderão debater as necessidades e os desafios específicos de seus negócios. Após a capacitação, as empresas ainda contam com acompanhamento por até dois anos.
O programa é aberto a pequenos negócios de diferentes segmentos, como alimentos e bebidas, agronegócio, máquinas e equipamentos, têxtil e calçados, que estão entre os que mais participam da capacitação, que também atende companhias prestadoras de serviços (tecnologia, direito etc.)
O Exporta SP é organizado pela Diretoria de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP, que é responsável pelos quatro escritórios internacionais do Governo de São Paulo, localizados na Europa, na América do Norte, na Ásia e no Oriente Médio.
“Ao investir na capacitação empreendedora, queremos incentivar os pequenos negócios a buscar novos mercados e mover a alavanca do desenvolvimento que gera renda e emprego, forte diretriz do governador Tarcísio de Freitas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima.
A capacitação aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização, como: formação de preços, adequação de produtos e serviços, inteligência comercial e planos de marketing e vendas.
“Ao acessar o mercado internacional, a pequena empresa desenvolve novas habilidades e se torna mais competitiva, além de aumentar seu faturamento e diversificar suas fontes de receita, o que gera mais segurança. Por isso, é fundamental apoiarmos os pequenos negócios, que são responsáveis por mais da metade dos empregos gerados no Brasil”, acrescenta o presidente da InvestSP, Rui Gomes.