Edição 367 Agosto 2025
Edição 367Agosto 2025
Domingo, 05 De Outubro De 2025
Editorias

Publicado em 9/08/2025 - 6:57 am em | 0 comentários

Henrique Teixeira-PMS/Divulgação

Prefeitura aprova construção de nova arena multiuso do Santos F.C.

Santos e Santos FC: “São inseparáveis”, afirma Rogério

Prefeitura aprova construção de nova arena multiuso do Santos F.C.

Após análise de diversos setores da Prefeitura de Santos e órgãos competentes, o projeto da nova arena multiuso do Santos Futebol Clube foi autorizado, com capacidade para mais de 30 mil pessoas, em terreno de aproximadamente 71 mil m², onde se encontra o Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro. O anúncio ocorreu na manhã de ontem, na Sala Princesa Isabel, Paço Municipal. O prefeito Rogério Santos destacou a produtiva parceria entre o clube e a cidade: “São inseparáveis. O clube levou o nome de Santos para todos os cantos do mundo. Hoje, ao aprovarmos esse projeto, damos um passo importante para o clube e para a cidade, que passará a contar com uma arena moderna, capaz de receber grandes jogos e também grandes shows e eventos, algo que ainda não temos estrutura para fazer”.

O presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, afirmou que o clube cumpre, mais uma vez, seu papel de transformação e modernização. “Era uma obrigação do Santos Futebol Clube ter uma arena multiuso, capaz não apenas de receber jogos de futebol, mas também de gerar recursos por meio de shows e eventos, contribuindo para que o clube, a Cidade e a região continuem sendo referência em atividades esportivas, sociais e culturais”, disse Teixeira, ao destacar o envolvimento da Prefeitura e da Câmara durante todo o processo.

Representando a WTorre, que realizará a obra, o diretor de Novos Projetos e Negócios, Luiz Otávio do Amaral Alves, apresentou detalhes técnicos e operacionais da futura arena: “Estamos estimando um investimento de aproximadamente R$ 700 milhões, com um prazo de construção de 40 meses. O novo estádio terá capacidade para 30 mil pessoas e proporcionará uma experiência qualificada ao torcedor, atendendo diferentes públicos com total acessibilidade”.

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, que iniciou as tratativas com o clube durante sua gestão à frente da Prefeitura, reforçou o potencial transformador do projeto durante seu discurso, representando os parlamentares da Baixada Santista: “Teremos aqui um centro de turismo e eventos, um espaço capaz de realizar grandes jogos, shows e atividades culturais, algo que a nossa região ainda não possui. Ganha o Santos, ganha a cidade, ganha a comunidade do entorno, que será valorizada. Agora é seguir com as próximas etapas e, em breve, celebrar vitórias na nova casa do Peixe”.

O processo envolvendo o projeto arquitetônico, a partir do material apresentado pelo responsável técnico contratado pelo clube, começou em janeiro de 2023 e envolveu ajustes e adequações às normas municipais, além de atender às leis estaduais, federais e normas técnicas. O aval da Secretaria Municipal de Obras e Edificações (Seobe) para o projeto foi dado após manifestações e orientações da Secretaria do Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária e do Condepasa. Além disso, foi necessária a aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e a apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

De acordo com a construtora, o EIV apontou que os impactos negativos esperados serão poucos e de baixa a média significância, o que indica um planejamento cuidadoso para minimizar qualquer efeito adverso nas áreas ao redor. A empresa destacou que a localização escolhida ajuda a minimizar os impactos, considerando que no local já existe um empreendimento da mesma natureza em atividade.

A aprovação do projeto impôs medidas mitigadoras e compensatórias, além das apresentadas pelo empreendedor. São elas:

. Monitorar e avaliar a programação semafórica, com foco na redução do número de estágios e no aprimoramento do sincronismo da rede, assegurando a manutenção da segurança, especialmente para os pedestres, nos seguintes cruzamentos: Avenida Pinheiro Machado x Avenida Bernardino de Campos e Avenida Francisco Manoel x Avenida Dr. Claudio Luiz da Costa. Com prazo de seis meses após o início da operação.

. Requalificar, até o final das obras, as sinalizações horizontal e vertical nas vias do entorno.

. Instalar painéis de direcionamento e orientação ao público em um raio de até 500m do empreendimento até o final das obras.

. Implantar bicicletários e paraciclos no interior do empreendimento (mínimo de 100 vagas) até o final das obras.

Estas medidas serão para o entorno da arena:

. Revitalizar as vias do entorno com nivelamento das calçadas e vias adjacentes ao estádio, criando áreas que possam funcionar como esplanadas e espaços de convivência em dias de eventos, melhorando a acessibilidade e a mobilidade de pedestres, além de revisar e ampliar o sistema de drenagem para garantir a eficiência no escoamento das águas pluviais, com prazo até o final das obras.

. Instalar câmeras de segurança em todo o entorno do estádio, interligadas ao sistema de monitoramento da cidade, o Centro de Controle Operacional (CCO), até o início da operação.

. Modernizar a iluminação pública com instalação de luminárias LED de alta eficiência até o início da operação.

. Plantar no mínimo 300 árvores nativas na área de influência, priorizando espécies da Mata Atlântica (árvores com 2m de altura e 4cm de Diâmetro a Altura do Peito – DAP).

Foram definidas as seguintes medidas compensatórias:

. Fornecer quatro equipamentos de PMVs – Painel de Mensagem Variável.

. Priorizar ofertas de vagas de estacionamento externas ao empreendimento, de modo a atender à demanda gerada em períodos de maior fluxo de público. As vagas poderão ser disponibilizadas por meio de parcerias com estacionamentos existentes ou pela implantação de novas áreas.

. Anunciar as vagas para contratação de mão de obra, na fase de implantação do empreendimento, no Centro Público de Emprego de Santos.

O clube e os responsáveis técnicos terão, a partir de agora, até um ano para pedir a licença para as obras, prorrogável por igual período. “A conclusão da análise com a aprovação do projeto da nova arena representa um desafio, considerando a complexidade de um equipamento sem precedentes na tramitação de licenciamento municipal”, afirmou a secretária de Obras e Edificações, Larissa Cordeiro.

A conclusão da obra é prevista para aproximadamente três anos após o início das construções, incluindo a demolição da estrutura atual. A nova arena será dividida em quatro setores: arquibancada; arquibancada superior, deck premium e camarote. Além disso haverá modernização da estrutura para que, além de eventos esportivos e culturais, a arena possa receber grandes shows, eventos sociais e tenha novo espaço de visitação, como lojas, restaurantes e área de coworking. A estrutura externa também foi pensada para homenagear grandes ídolos, incluindo projeções com a imagem de Pelé e adaptações do atual Memorial das Conquistas.

Responder