Edição 353Junho 2024
Sexta, 19 De Julho De 2024
Editorias

Publicado em 3/01/2024 - 3:04 pm em | 0 comentários

Divulgação

Planos de saúde reforçam ações para promover cuidado com a saúde mental

Investir mais em campanhas de conscientização

Planos de saúde reforçam ações para promover cuidado com a saúde mental

Dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que a procura por atendimento de saúde mental por beneficiários de planos de saúde aumentaram consideravelmente em 2022, frente ao ano anterior. As consultas com psicólogos aumentaram 25%, de cerca de 28 milhões de consultas, para 35 milhões. Já as internações por transtornos mentais aumentaram 21%, chegando a 267 mil. Também foi registrado crescimento de 6% no número de consultas com psiquiatras, chegando a 5,6 milhões de atendimentos. Para a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa grupos de planos de saúde do país, números como esses evidenciam a necessidade de se investir cada vez mais em campanhas de conscientização, como a do Janeiro Branco, idealizada para promover o cuidado com a saúde mental.

A entidade pontua que planos de saúde têm sido essenciais para cuidar da saúde mental da população, principalmente em um período pós-pandemia. Diversas operadoras vêm oferecendo programas abrangentes, com atendimentos personalizados, acompanhamento de equipes multidisciplinares, consultas online e programas humanizados para fortalecimento do vínculo entre profissionais de saúde e pacientes.

A Amil possui um Programa de Saúde Mental que garante atendimento personalizado de acordo com a necessidade de cada paciente, após feita uma avaliação inicial. As consultas são realizadas de maneira presencial ou virtual, com eventual acompanhamento por telefone. Para casos graves, complexos e persistentes, a operadora disponibiliza o cuidado integral com equipe multidisciplinar por meio do Saúde Mental 360.

A Bradesco Saúde oferece o programa Saúde Emocional, como parte da plataforma de promoção de qualidade de vida e bem-estar Juntos Pela Saúde, para ajudar as empresas clientes a cuidarem da saúde emocional de seus funcionários. Voltada para prevenção e combate do estresse, ansiedade e depressão, a iniciativa faz o acompanhamento do beneficiário com psicólogos em sessões por vídeo e chat.

A Porto Saúde desenvolve soluções integradas que visam promover bem-estar dos beneficiários, com cuidado abrangente para a saúde física e emocional. Há oferta de programas diversos, incluindo atendimento online e suporte na identificação de recursos para prevenção e tratamento integral da saúde.

A Seguros Unimed prioriza a atenção à saúde mental por meio de atendimentos online, contribuindo no tratamento de condições como depressão e ansiedade. Além disso, o modelo de Atenção Primária à Saúde (APS) oferece um cuidado personalizado e integral, fortalecendo o vínculo entre médico e paciente.

A SulAmérica Saúde conta com o Psicólogo na Tela, que em 2023 registrou cerca de 640 mil atendimentos agendados para sessões por videochamada diretamente com profissionais da rede referenciada. A maioria das motivações sinalizadas pelos pacientes foram ansiedade, depressão e estresse. A operadora oferece o programa multidisciplinar Única Mente, focado em prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de beneficiários com depressão, ansiedade, transtorno de pânico, burnout e estresse pós-traumático. Mais de 80% dos beneficiários acompanhados pelo Única Mente afirmaram terem tido uma melhora do quadro em decorrência do atendimento realizado pelo programa.

Responder